Querido diário: Igreja em festa!

Por Clodomiro Bannwart

A Igreja está em festa. Sua vida foi consumida em pregar o Cristianismo. Perorou teologias diversas. Foram quarenta anos dedicados ao púlpito. Plantou igrejas. Acolheu vozes aflitas. Pacificou o rebanho. Encorajou os jovens. Consolou os envelhecidos. Afugentou o demônio. Operou milagres. Conferiu trabalho a pais desesperados mediante correntes de oração. Transformou o altar em palco para testemunhos milagrosos. Causas impossíveis foram alcançadas. Empregos conquistados numa multidão de treze milhões de desempregados. Prosperidade econômica alcançada no décimo país mais desigual do mundo. (Só um milagre mesmo!). Direcionou votos em políticos que defendem ditatura e torturadores. Embutiu uma fé armamentista, justamente num país que, em 2016, respondeu por 12.5% das mortes violentas em todo o planeta, e nos últimos dez anos matou mais que sete anos de guerra na Síria.

Na toada de uma biografia dedicada à religião, terminou o sermão inflado de emoção e de muitos “glórias”, afirmando que “o Reino de Deus está dentro de cada um. É aí que se vê, que se enxerga o valor maior do Cristianismo: o amor à Deus e ao próximo”. Glórias e aleluias efusivos ascendem em coro uníssono. Abraços e cumprimentos de irmãos mergulhados no amor de Deus transbordam no interior da igreja.

Ao encerrar o culto e despedir o último fiel, o pastor alcança a porta da igreja, desce os degraus, atravessa o esgoto a céu aberto, olha distante o horizonte deserto de vegetação, sem qualquer árvore, casas precárias, algumas condenadas pela Defesa Civil, crianças ranhetas brincando nas águas fétidas, rostos famélicos, jovens sem miragens futuras. Mais adiante, observa senhoras correndo atrás do caminhão do “osso”. Gritaria, confusão. Fome. Desespero. Um menino passa pelo velho pregador correndo em direção ao caminhão do “osso” e fala. “Guardei o sermão, pastor! O Reino de Deus está dentro de nós”.

Clodomiro José Bannwart Júnior

Professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Curso de Especialização em Filosofia Política e Jurídica da UEL. Membro da Academia de Letras de Londrina.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.