Quem é MEI pode trabalhar com a carteira assinada?

Por Angelita Salvador

Uma dúvida que muitas pessoas têm é em relação a se MEI pode trabalhar com carteira assinada.

Isso porque, como grande parte dos profissionais brasileiros recorrem ao trabalho autônomo para conquistar uma renda extra, muitos acabam se tornando MEI e isso gera dúvidas.

 É possível ter um emprego de carteira assinada e mesmo assim empreender no seu tempo extra?

Bom, antes de tudo, vale explicar que MEI é a sigla utilizada para se referir ao Microempreendedor Individual. Com a licença, esses profissionais podem trabalhar em pequenos negócios, com possibilidade de emitir notas e ainda ter direitos como auxílio-maternidade e aposentadoria. Mas um MEI pode trabalhar também como empregado de outra empresa?

E a resposta é que não há nada na legislação que impossibilite isso. Ou seja, você pode sim ter um emprego CLT e ser um microempreendedor individual.

Entretanto, antes de seguir esse caminho, é importante conversar com a empresa para saber se não existem conflitos de interesses. O empregado não pode realizar negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador; quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado ou for prejudicial ao serviço.

Então desde que o empregado não abra um negócio que concorra ou prejudique o seu empregador, ele poderá sim, ser um MEI.

Além do cuidado da concorrência, o MEI precisará recolher corretamente os tributos referentes a sua empresa. Além disso, caso seja despedido sem justa causa, não terá direito ao recebimento do seguro desemprego.

Espero que tenham gostado. Para mais dúvidas envie um e-mail para juridico@vilelasalvador.com.br

Boa semana, até domingo que vem!

Angelita Caroliny Vilela Salvador

É formada em Ciências Sociais e Direito, advogada e especialista em Direito e Processo do Trabalho. Professora universitária, atua na área empresarial com foco nas relações de trabalhos. Atualmente coordena um projeto voltado para auxiliar pequenos e microempresários.

Foto de Andrea Piacquadio/Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.