Prazo de inscrição para concurso da GM é prorrogado

Interessados podem se inscrever até 7 de julho. Data limite de pagamento do boleto da taxa passa a ser dia 8

O LONDRINENSE com assessoria  

A Prefeitura de Londrina estendeu o prazo de inscrições do Concurso Público  para Guarda Municipal (Edital n° 76/2022), para o dia 7 de julho. O anúncio  oficial foi feito na terça-feira (28), pela secretária municipal de Recursos  Humanos, Julliana Faggion Bellusci, durante live transmitida nas redes sociais  da Prefeitura. Antes previsto para até 17 horas de 4 de julho, o prazo para  os candidatos se inscreverem passa a ser até às 17 horas do dia 7 de julho;  enquanto a data limite para pagamento da taxa de inscrição, inicialmente no  dia 5 de julho, também foi remarcada para 8 de julho.  

As inscrições para o Concurso Público n° 76/2022 estão abertas desde 10 de  junho. Inicialmente, o edital prevê o preenchimento de 35 vagas, incluindo  as reservas especiais para afro-brasileiros e pessoas com deficiência (PCD),  mais cadastro de reserva. O edital completo e o link de inscrições podem ser  acessados por meio do Portal da Prefeitura, na página de Concursos, e pelo  site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de  Londrina (COPS-UEL), neste link.  

Com carga horária semanal de 36 horas na função de Serviço da Guarda Civil  Municipal, a remuneração oferecida pelo concurso é de R$ 3.364,77. Esse  valor é composto por salário básico de R$ 1.959,52 mais complemento  salarial, Gratificação de Risco de Vida, auxílio alimentação e assiduidade.  

Embora os prazos para inscrições e pagamento do boleto com a taxa tenham  sido prorrogados, a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana  Faggion Bellusci, enfatizou que os candidatos interessados nas vagas não  deixem para o último dia. “Nunca deixem as inscrições para última hora;  apesar de termos prorrogado alguns dias, ela é feita única e exclusivamente  pela internet. Se deixar para o último dia pode acontecer algum problema de  conexão, com o computador, e não encontrar um local para se inscrever a tempo. Então faça sua inscrição e, depois, veja como será o pagamento do  boleto, que pode ser feito presencialmente em lotérica, banco ou até pela  internet. Garanta a oportunidade e faça sempre sua inscrição antes do prazo  final”, frisou. 

No ato da inscrição, dentre outros dados, o candidato tem a opção de solicitar  condições especiais para a aplicação das provas. “Isso se aplica não só ao  candidato com deficiência como também, por exemplo, à candidata lactante  que precisa amamentar seu bebê. Quem precisar, deve pontuar sua condição  especial no ato da inscrição, pois não podemos aceitar alterações posteriores.  Seja uma hora a mais de aplicação da prova, um ledor da prova, são várias  opções disponíveis que devem ser informadas já no ato da inscrição. É  importante que os candidatos se atentem a isso, pois pode acontecer de a  pessoa não ter requerido, chegar para a prova e desistir”, lembrou Bellusci. 

A secretária municipal de Recursos Humanos também esclareceu que o prazo  foi estendido para ampliar o período para pagamento da taxa. No entanto, as  demais datas permanecem conforme o cronograma original, inclusive de  aplicação das provas objetivas e discursivas. “No dia 14 de julho, as inscrições  feitas e deferidas serão publicadas em edital. E cada candidato deve ficar  atento a todos os editais que saem, pois existe um prazo para ingressar com  recurso, encaminhando por e-mail à COPS e informando os documentos  comprobatório. Já identificamos que o que mais desclassifica candidatos em  concursos e testes seletivos não é a prova, e sim a falta de informação que  ocasiona a perda de horários e prazos”, observou.  

Dentre as dúvidas mais frequentes encaminhadas pelos candidatos às  secretarias municipais de Recursos Humanos e Defesa Social, muitas  abordam o auxílio financeiro que será concedido aos candidatos aprovados  nas provas e Teste de Aptidão Física que forem convocados e matriculados  no Curso de Formação da Guarda Municipal.  

O auxílio financeiro, previsto na Lei Municipal nº 10.774 de 2009, será  estendido para cobrir todo o período de duração do Curso de Formação. O  valor mensal deve ser divulgado nos próximos dias. “Estamos avaliando e estudando as melhores condições, para que as pessoas tenham como  frequentar e permanecer disponíveis durante o curso, com transporte e  refeição garantidos. Não se trata de salário ou vencimentos, pois a pessoa no  decorrer do curso ainda é um candidato, e poderá ser aprovado ou não”,  explicou a secretária de Recursos Humanos.  

A live prosseguiu com a secretária municipal esclarecendo as dúvidas  encaminhadas pelo público. Os temas abordaram desde os critérios exigidos  para o cargo, como Ensino Médio completo e Carteira de Habilitação nas  categorias A e B ou A e superior (C, D, E); o número de convocações previstas  entre os aprovados; qual a banca organizadora; conteúdo programático das  provas objetivas e discursiva, entre outros. O conteúdo da live está disponível na página do Instagram da Prefeitura de  Londrina (@prefalondrina), e pode ser consultado neste link. Para sanar essas e outras questões, os interessados também podem entrar em contato  com a banca responsável pelo Concurso, a COPS UEL, pelo e-mail  cops@uel.br ou pelo telefone (43) 3371-4393. O horário de atendimento é  de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Foto: Arquivo/Vivian Honorato/N.COM

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.