Skip to content

Livro que analisa aspectos do extremismo político de direita será lançado em Londrina

Obra reúne artigos de pesquisadores dos movimentos na América Latina, Estados Unidos e Europa e tem a proposta de apresentar dados de análise sobre a conjuntura brasileira e aspectos no cenário internacional

Acontece no próximo domingo, (11), às onze da manhã, na Livraria Olga, em Londrina, o lançamento do livro “Extremismos Políticos e Direitas: Bolsonaro, Trump e a crise das ‘democracias’” (Editora Cultura Acadêmica Unesp). A obra reúne dez artigos de estudiosos dos movimentos de extrema-direita e analisa diversos aspectos do extremismo político das direitas de matriz chauvinista e as consequências para as democracias no Brasil e exterior.

Organizado por Jefferson Rodrigues Barbosa, professor de Teoria Política do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FFC) e por Oscar Piñera Hernández, professor de História Contemporânea na Universidad de Matanzas, cidade cubana do mesmo nome, o livro traz artigos assinados por professores especialistas no campo da Ciência Política e Relações Internacionais e apresenta um panorama amplo do extremismo político de direita na América Latina, Estados Unidos e Europa e suas implicações em temas como: política externa, direitos humanos, fundamentalismo religioso, questões ambientais,  líderes, movimentos e partidos de caráter antidemocrático. Diferentes em suas particularidades e singularidades políticas e ideológicas, os objetos de estudo abordados pelos autores são entendidos como uma manifestação histórica da conjuntura de crise à direita, no contexto brasileiro e internacional.

Pesquisador na área de Ciência Política contemporânea, investigando há mais de 20 anos intelectuais, ideologias, movimentos e partidos políticos de direita, Barbosa afirma que a obra “tem a proposta de apresentar dados de análise sobre a conjuntura brasileira sob o Governo Bolsonaro e os aspectos no cenário internacional do extremismo de direita. Esses fenômenos políticos, continua Barbosa, são operacionais para a identificação de ações e concepções que justificam princípios de violência, xenofobia, revisionismo histórico e políticas antidemocráticas da parte daqueles que propagam formas de nacionalismo de matriz chauvinista. “Os neoconservadores, saudosos de Ditaduras Militares ou apoiadores de ideias de caráter fascista  conseguem atuar nos debates públicos sob prerrogativas do apelo à tradição, ordem e autoridade. Essas manifestações do extremismo politico de direita apresentam um elemento em comum: são formas de expressão politica que tentam legitimar valores antidemocráticos”, comenta.

Foto: Divulgação

De acordo com o professor, os temas do livro mostram que neste cenário de crise das democracias representativas a descrença com o sistema, por parte do eleitorado, tem proporcionado a ascensão de lideres, movimentos e partidos que de forma retórica se colocam como anti-establishment mas, de forma oportunista, se projetam nas disputas políticas defendendo valores e ideias muitas vezes contrarias aos pressupostos constitucionais do Estado de Direito. Para Barbosa, os atuais atos antidemocráticos de manifestantes na frente dos quarteis ou bloqueando estradas exigindo uma intervenção militar contra o resultado das últimas eleições presidenciais, são expressão do caráter antidemocrático da política de extrema direita. “O culto à força , à violência e a negação da democracia são heranças que remetem a momentos trágicos da história contemporânea, como aquela do Brasil da década de 60 e 70, sob a Ditadura”, afirma. Jefferson Rodrigues Barbosa ainda é autor do livro “Chauvinismo e extrema direita: crítica aos herdeiros do sigma” (Editora UNESP, 2015) e organizador juntamente com outros pesquisadores da obra “Militares e Política no Brasil” (Expressão Popular, 2018), na sua segunda edição.

Serviço

Lançamento do livro “Extremismos Políticos e Direitas: Bolsonaro, Trump e a crise das ‘democracias’”, de Jefferson Rodrigues Barbosa e Oscar A. Piñera Hernández (Organizadores).

Editora Cultura Acadêmica Unesp

Dia 11 de dezembro, às 11h, na Livraria Olga (Rua Pio XII, 313 –  Londrina/PR)

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.