Skip to content

Pilates precisa obrigatoriamente de aparelhos especiais para ser eficaz?

Por Andressa Mendes

Existe muitas dúvidas em relação a isso quando muitos não conhecem a fundo sobre o método, mas não, o Pilates não precisa obrigatoriamente de aparelhos para ser eficaz. Existe o Pilates MAT, realizado no solo, sobre tatame, colchonetes, entre outros.

Nesse método, a pessoa utiliza o peso do próprio corpo para realizar os movimentos, que pode ser até mais desafiador do que nos próprios aparelhos. Mas porquê? Nos aparelhos temos as molas, que podem garantir uma assistência aos exercícios, facilitando os movimentos, principalmente para idosos, obesos, gestantes, pessoas com problemas de coluna, joelho, enfim, algo que possa limitar a execução do Pilates solo no primeiro momento.

É claro que cada caso é um caso. Muitos exercícios em solo são ótimos principalmente para o aprendizado de certos exercícios nos aparelhos e muitos nos aparelhos são essenciais para desenvolver a força necessária para executar alguns em solo. Mas ainda falando sobre as molas, elas podem não só facilitar, como também dificultar o exercício pela resistência que oferecem, tudo depende do objetivo com aquela pessoa/aluno/paciente.

Vídeo: Acervo pessoal

“Nos equipamentos podemos trabalhar com uma resistência maior do que apenas a da gravidade e, com isso, aumentar o grau de resistência para os músculos”, explica Alice Becker.

Tanto os exercícios de Pilates solo quanto os dos equipamentos têm os mesmos objetivos, que são: aumento da flexibilidade, força, melhora da coordenação motora, equilíbrio, condicionamento físico e mental, alívio de dores musculares, prevenção de lesões, correção da postura e, ainda, ajuda na melhora do estresse. E os dois foram desenvolvidos por Joseph Pilates.

Andressa Fernanda M. Mendes

Fisioterapeuta com certificação internacional em Pilates pela Polestar Brasil. Acompanhe nosso Instagram  @pilatesandressamendes Conheça o estúdio: Rua Desembargador Hugo Simas, 62 – sala 7
Jardim Jockey Club, (43) 99960-1727

Fotos e vídeo: Acervo pessoal

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.