Pilates: exercício físico ou fisioterapia?

Por Andressa Mendes

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o pilates, a prática que vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Por isso, preparamos essa coluna para esclarecer algumas das dúvidas frequentes entre aqueles que ainda não experimentaram os benefícios que a prática traz. Acompanhe nossa coluna e nosso Instagram @pilatesandressamendes

Foto: Acervo Pessoal

Vamos começar com o básico. O pilates é um método de exercícios que pode ser praticado tanto por quem busca uma atividade física, quanto por orientação médica ou fisioterapêutica voltada para a prevenção e recuperação de problemas de saúde. O método vem sendo muito procurado porque se já observaram grandes resultados com ele. Resumindo, pilates e fisioterapia caminham juntos buscando pelo bem-estar de todos.

Veja o vídeo aqui!

Mas e o que é pilates?

O pilates trabalha o aumento da flexibilidade, força, melhora a coordenação motora, equilíbrio, condicionamento físico e mental, alivia dores musculares, previne lesões, corrige a postura e ainda é indicado como tratamento para o estresse.

Foto: Acervo pessoal

Joseph Pilates foi o grande responsável pela criação do método e tudo começou na Primeira Guerra Mundial, onde ele foi confinado pelas autoridades britânicas, devido a sua nacionalidade alemã e, neste campo, Joseph usou molas de camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar pessoas, utilizando a resistência das mesmas de modo que elas começassem a tonificar seus músculos antes mesmo que pudessem levantar. Em 1923, Joseph foi para Nova York para montar seu primeiro estúdio junto com sua esposa Clara. Anos depois de seu falecimento, o método foi difundido no Brasil, na década de 90, através de Alice Becker Denovaro, bailarina profissional, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.

Assista o vídeo!

Quem pode dar aulas de pilates?

Para dar aulas de pilates atualmente, no Brasil, os profissionais habilitados são aqueles com formação, ou cursando, educação física ou fisioterapia e que tenha feito o curso de pilates.

“O profissional de pilates é a pessoa que vai prescrever sequências de exercícios baseados no método, para atingir os objetivos individuais de cada aluno. Por isso, ele precisa ter conhecimento aprofundado do método, seus princípios e variações.” (physiopilates.com)

E quem pode ser instrutor de pilates para reabilitação?

“O pilates é um método auxiliar da reabilitação, com eficiência comprovada em estudos científicos. No entanto, para que seus benefícios sejam efetivos, é preciso que o profissional seja qualificado, por isso somente fisioterapeuta com formação específica em pilates, pode dar aula de reabilitação.” (physiopilates.com)

Andressa Fernanda M. Mendes

Fisioterapeuta com certificação internacional em Pilates pela Polestar Brasil

Compartilhar:

1 comentário

  1. Parabéns minha amiga querida que Deus abençoe sua vida e que você conquiste tudo o que seu coração almeja beijo no seu coração amo vocês você é o Lucas. Tem muito. A crescerem ass Madureira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.