Skip to content

Os acabamentos: hora de participar

Por André Sell

 Caros leitores e amigos d’O Londrinense

Hoje continuaremos falar sobre obra, mas numa parte que todos gostam mais: os acabamentos. Essa é uma etapa mais gostosa para quem constrói e é também onde surgem as dúvidas do que escolher, o que combina ou, melhor, harmoniza.

Afinal é essa a etapa que vai dar a cara da nossa obra. Aqui, sim, é tempo de sonhar. E que sejam bons sonhos.

É aí que se torna imprescindível a parceria com o seu arquiteto. Afinal ele não apenas estudou para isso, é geralmente um profissional que tem o conhecimento e a sensibilidade para ajudá-lo e orientá-lo, pois saberá adequar também as boas escolhas de acordo com a sua programação financeira. Aí é que o conhecimento técnico, aliado ao bom gosto, que poderá fazer o “milagre”. Saber comprar é uma técnica!

Hora de tornar o sonho em realidade

São muitos os itens, que vão desde a escolha das cores (as tintas influenciam no humor da construção), os acabamentos adequados de pisos para cada ambiente, os metais, as louças sanitárias, o tipo das esquadrias (portas, janelas) e assim por diante.

É uma tarefa árdua, e são muitas surpresas para quem nunca passou pela experiência de uma construção.

Mas, apesar de todo trabalho – visitar as lojas de acabamentos pode virar um programa desafiador – dá para transformar essa etapa numa nova experiência muito interessante, embora tome um bom tempo.

Reserve alguns finais de semana para essas visitas às lojas. Sempre é bom comparar e só daí decidir.

Lembre-se que não precisa comprar tudo num único lugar, o importante é saber harmonizar – o seu arquiteto saberá fazer a composição com maestria.

Eu particularmente gosto muito dessa etapa, é o momento que os clientes passam a curtir, de fato a obra.

É como se passassem a melhor sentir a construção e poder escolher cada item dá uma boa sensação de participação, de uma responsabilidade agradável e, de certa forma, se tornarem protagonistas do resultado tão aguardado.

Também os recursos tecnológicos que temos hoje em dia para visualização do resultado ajuda na escolha.

É hora de se animar e curtir. Aproveite.

André Sell

Catarinense, formado em Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro e morador de Londrina há 3 décadas. Arquiteto por vocação, inquieto e curioso,   atua nas mais diversas áreas como projetos residenciais , comerciais e corporativos e Interiores. Foi presidente do CEAL, é atualmente Conselheiro do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná) pela região de Londrina pela terceira vez. Lecionou também em faculdades de Arquitetura, na graduação e na pós-graduação. Tem projetos, além do Paraná,  nos Estados de São Paulo,  Rio de Janeiro,  Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Fotos: Acervo pessoal

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.