Wilson Francisco Moreira, cientista social
A fantástica cruzada do governo federal contra os comunistas continua firme. Porta vozes do Planalto espalham-se pelo país numa árdua luta cultural e moral. Asseclas do mandatário da nação ecoam o ódio ao comunismo e a tudo que pensam que este representa. A luta insana e imaginária que travam está bem orquestrada no sentido de criar um inimigo, mesmo que ele não exista de fato. Centrando fogo no inimigo fictício pretendem ocultar a falta de capacidade de governar, e ao mesmo tempo demonstrar que governa apenas para seus eleitores.
Desde a idade média a sociedade se transformou muito: A tecnologia; a ciência; as conquistas humanas; as revoluções Industrial e Francesa mudaram radicalmente o mundo. O capitalismo firmou-se com seus benefícios, outrossim trouxe muitos malefícios ao produzir e distribuir a miséria pelo mundo. Grandes guerras ocorreram e trouxeram sofrimento extremo à humanidade. Regimes totalitários mostraram a face perversa do poder, e mesmo que existam em alguns países, hoje são amplamente rejeitados.
O regime democrático tornou-se o menos ruim dos regimes de governo e vai se aperfeiçoando com a experiência. A conquista de direitos pelas pessoas passou pelos direitos civis, políticos, sociais e humanos na demonstração de amadurecimento social, isso tudo às custas de muito suor e sangue, oriundos das lutas e do trabalho com a contribuição de diversas correntes políticas.
Compreender a democracia e preservá-la equivale entender que ela não é simplesmente um regime de governo da maioria, mas sobretudo um regime que garante a existência e direitos às minorias. Democracia não é o regime em que as minorias têm que se adequar, como disse recentemente o presidente da república. Também não é onde há regras morais definidas pelo Estado e pela escola, como querem os ideólogos do atual governo.
Vivemos tempos obscuros em que vozes discordantes do governo são considerados criminosos comunistas. Um governo que nega mudanças climáticas por ação humana, se opõe à ciência e seus dados, considera a terra plana, quer banir partidos opositores e fechar o STF, abomina direitos humanos e organismos internacionais como a ONU além de querer ditar regras morais ao povo. Enfim, detestam tudo que veio após a idade média e afirmam que o comunismo dominou o mundo.
Mesmo nos tempos instáveis e obscuros que vivemos o bom senso e a democracia hão de prevalecer, o que estamos presenciando é apenas o inconformismo com as mudanças sociais, que não é culpa dos comunistas e sim o resultado da experiência humana sobre a terra.
Foto: Pixabay
*As opiniões contidas nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do O LONDRINENSE
Quer dar sua opinião sobre qualquer assunto? Mande um texto de até três mil caracteres para redacao@olondrinense.com.br