ODS 12 – Consumo responsável e sustentável

Por professor Renato Munhoz

Cada vez mais a humanidade clama por ações que contribuam na direção da diminuição dos impactos ambientais gerados pela forma como temos vivido no planeta. A pegada humana tem deixado rastros de destruição com consequências desoladoras.

Umas das chaves de virada cultural se dá pelo consumo. A forma que consumimos precisa ser imediatamente repensada. Uma árvore é capaz de produzir 10 mil folhas de papel. Embora a maior parte destas árvores seja fruto de reflorestamento, há outros impactos que pesam sobre a sustentabilidade. A produção de uma única folha de papel consome cerca de 10 mil litros de água.

No Brasil, a produção de um quilo de carne é responsável por cerca de 10 mil metros de floresta desmatada. 

Tudo o que consumimos está diretamente relacionado a sustentabilidade. A fonte de tudo está na natureza. Madeira, petróleo, terra, água, minérios são utilizados como matéria-prima para tudo o que consumimos no nosso cotidiano.

Não precisamos deixar de consumir. Mas criar uma consciência sobre o que precisamos ou não. Algumas perguntas que podem nos ajudar a pensar sobre o consumo:

De onde vem? Como vem? Para onde vai?

Outra dimensão que impacta diretamente sobre a vida do planeta é a chamada cultura do descartável. Cada ser humano produz em média um quilo de lixo por dia. Em cerca de 20 anos, o volume de lixo dobrou.

É impreterível repensar o modo de vida e seus impactos. Escolher melhor, para viver melhor.

Professor Renato Munhoz

Teólogo e Historiador. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.