A entrevista da semana é com a presidente da Associação Brasileira de Estudos e Álcool e outras Drogas (ABEAD), Alessandra Diehl
Suzi Bonfim
O Londrinense
O aumento no consumo de álcool e outras drogas pelos mais jovens é uma das preocupações da Associação Brasileira de Estudos e Álcool e outras Drogas (ABEAD). Na entrevista desta quinta-feira (13), no O Londrinense Pod, a presidente da entidade, a psiquiatra Alessandra Diehl revela que as meninas entre 12 e 13 anos estão começando a fazer uso de bebidas alcoólicas antes dos meninos.
As mulheres sofrem consequências mais severas que os homens desenvolvendo problemas que vão do cabelo à pele e a órgãos internos. Na gestação os riscos afetam o bebê com a síndrome alcoólica fetal. “Esta síndrome é muito grave porque a mãe vai gerar um bebezinho com baixo peso ao nascer, com retardo mental, com dificuldade de caminhar e falar”, enumera a presidente da associação.
Alessandra Diehl, na conversa com as jornalistas Telma Elorza e Suzi Bonfim, aponta ainda os riscos do tabaco, os cigarros eletrônicos e as mais recentes drogas sintéticas K e Z. Assuntos que estão na programação do XXVII Congresso da ABEAD de 03 a 06 de setembro, em São Paulo.
O podcast do site O Londrinense é produzido em parceria com o ZGM Estúdios e vai ar toda quinta-feira, às 10h, no canal do YouTube .
Veja outras entrevistas do O Londrinense Pod
Khellvery Mora, consultor financeiro
Cláudio Chiusoli, economista, doutor em Gestão Pública
Ângela Diana artista, plástica e Rogério Rigoni, estudioso do rock e apresentador
José Marcello Casagrande, músico percussionista
Irina Ratcheva, organizadora da Série Palcos Musicais
Edmilson Palermo Soares, enófilo
Ana Paula Barcellos , pesquisadora de tendências e designer de joias
Fábio Luporini, jornalista, sociólogo, celebrante de casamentos e autor de livros
Vander e Bruno Cardosos – Mundo Seguro
Simone Kida, Gestão Empresarial