Por Chantal Manoncourt
Vistas deslumbrantes dos mais belos monumentos de Paris, terraços ajardinados, restaurantes gourmet, piscinas e spas, novos hotéis estão tomando conta da capital francesa para seduzir uma clientela sempre em busca de luxo e requinte. Conheça:
Intercontinental Paris Le Grand
Em 4 de maio de 1862, a Imperatriz Eugénie inaugurou o Grand Hôtel, localizado em frente à Ópera Garnier. Com os seus 800 quartos, oferece alojamento de luxo aos clientes que vêm descobrir aquela que é sem dúvida a capital mais visitada da Europa. Depois de 160 anos, após quatro anos de renovação magistral, renomeado Intercontinental Paris le Grand, o hotel oferece a mesma decoração grandiosa revisitada com um toque contemporâneo.

Foto: Jerôme Galland
Um telhado de vidro cobre o antigo pátio principal transformado em sala de estar com bancos de veludo, mesas de mármore e mesas de pedestal, móveis de mogno esmaltados com grandes postes de luz e palmeiras que oferecem conforto tão brilhante quanto luxuoso.
Foto: Jerôme Galland
Foto: Jerôme Galland
A obra-prima do hotel continua sendo o salão Opéra, um dos mais bonitos de Paris, com uma área de quinhentos metros quadrados. Uma decoração inalterada com pinturas trompe l’oeil, esculturas, espelhos gigantes e colunas entrelaçadas com folhagens douradas que, desde o baile imperial, continua a acolher as mais belas festas parisienses.

Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland
Escadas de época levam aos 458 quartos e suítes, alguns dos quais parecem acariciar os telhados da Ópera. Entre as muitas suítes, imperial, presidencial, Sarah Bernhardt, devemos mencionar a incrível suíte diplomática totalmente blindada com um impressionante sistema de segurança digno dos mais formidáveis agentes secretos! Mais agradável e convidativo, o famoso Café de la Paix, com notoriedade inalterada, oferece cozinha tradicional com uma deliciosa sopa de cebola
Madame Rêve

Este nome encantador, que significa Senhora Sonho, pressagia algumas surpresas muito agradáveis. Um projeto titânico e uma imaginação transbordante para instalar um hotel no último andar do antigo Correio Central, onde o proprietário Laurent Taieb decidiu “implantar um conto contemporâneo entre as paredes de um edifício icônico” com uma distribuição surpreendente de 82 quartos e suítes todos reunidos em um único andar de 7000 m2.
Foto: Jerôme Galland
Foto: Jerôme Galland
Entra-se por uma pequena porta íntima que leva a uma recepção decorada com mosaicos e um afresco como um convite poético a uma mudança de cenário. Então aqui está o vertiginoso Madame Rêve Café, que por si só já vale a viagem, onde você entra neste cenário histórico para saborear a cozinha mediterrânea.
Foto: Jerôme Galland
Foto: Jerôme Galland
Tetos de oito metros de altura, madeira de mogno, grandes janelas de sacada que se abrem para um terraço e um mergulho no Art Nouveau com poltronas e sofás inspirados em Louis Majorelle e Émile Gallé, lustres no estilo do arquiteto vienense Josef Hoffmann.

Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland
Nos quartos, calorosamente vestidos em madeira, é francês chique com uma decoração em cores quentes onde predominam os tons de mel e castanho dourado oferecendo um conforto requintado. Todos eles desdobram uma dimensão elegante como uma Paris fantasiada entre um telhado de mansarda com uma vista majestosa de Saint-Eustache ou equipado com um pequeno terraço cercado por um belo jardim.

Foto: Jerôme Galland
La Plume, o restaurante panorâmico que abre para um pátio plantado com mais de 100 espécies diferentes, oferece cozinha original de inspiração japonesa. Mais alguns degraus a subir para adivinhar o mais recente presente da Madame Rêve, um terraço excepcional, com árvores e flores, no telhado para se embriagar infinitamente com as belezas da Cidade Luz.
Kimpton Saint Honoré

Foto: Jerôme Galland
Sua soberba fachada Art Nouveau, classificada como Monumento Histórico, ilumina o Boulevard des Capucines não muito longe da Ópera. Foram necessários sete anos de trabalho para transformar a antiga “Samaritaine de luxe” numa loja de departamentos, fundada em 1917, que manteve a sua actividade até ao final dos anos 1970.
Foto: Jerôme Galland
Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland
O designer de interiores Charles Zana imaginou uma decoração inspirada nos anos 1930 mantendo a emblemática grande escadaria, com corrimão de ferro forjado habilmente recortado e decorado no estilo Art Nouveau, ou mesmo os elevadores históricos, com cabines de madeira, elementos de época da loja de departamentos como tantos testemunhos de um passado extravagante e já findo.
Foto: Jerôme Galland
Foto: Jerôme Galland

Foto: Jerôme Galland
Os 149 quartos, com conforto aconchegante, são imaginados como um apartamento parisiense com varandas, grandes janelas e obras de arte cuidadosamente selecionadas. O restaurante Montecito, aberto para um grande pátio verde, oferece cozinha de inspiração californiana, enquanto no terraço Sequoia, o chef instalou um jardim de ervas aromáticas. A vista de 360° é deslumbrante sobre os telhados de Paris e seus mais belos monumentos emblemáticos que você não cansa de admirar enquanto saboreia deliciosos coquetéis.
Bulgari Hotel Paris

Localizado não muito longe dos Champs Élysées, no coração do Triângulo Dourado, o hotel Bulgari encontrou seu lugar neste bairro de luxo e moda. A fachada alta, recortada de vãos, impõe em todas as nuances uma linguagem arquitetônica com forte sotaque italiano, mas mantendo a pedra de Paris para o revestimento.
Foto: Bulgari
Foto: Bulgari

Foto: Bulgari
Longe de estar em oposição, é uma verdadeira mistura de culturas que encontramos entre o refinamento italiano e o know-how francês. Mármore, seda de parede, madeira de eucalipto envernizada: o melhor do artesanato italiano é enriquecido por colaborações com a excelência de artesãos franceses especializados em laca, marchetaria de palha e pergaminho.
Foto: Bulgari
Foto: Bulgari
Detalhes que podem ser encontrados no jardim florido do restaurante Il Ristorante, que retoma a pavimentação de pedra de um antigo castelo francês, mas oferece especialidades italianas maravilhosamente preparadas pelo chef Niko Romito. Nos 76 quartos e suites, descobrimos uma decoração clássica e luminosa, dominada por tons suaves de cor açafrão, enquanto um baú revela as suas surpresas ao albergar um mini-bar com uma seleção de produtos italianos.

Foto: Bulgari

Foto: Bulgari
Mas a verdadeira surpresa do hotel vem do incrível Suite Terraço de 1000 m2 disponível em duplex com 2 quartos, sala de jantar, uma enorme sala de estar, saunas, terraços… e sobretudo um jardim privado de 600 m2. Uma dolce vita italiana que faz você sonhar… os outros clientes podem se consolar na soberba piscina olímpica de 25 m de comprimento ou na piscina Vitality decorada com um mosaico idêntico ao das termas romanas.
Serviço:
Intercontinental Paris Le Grand, 2 rue Scribe, 75009 Paris
Madame Rêve, 48 rue du Louvre, 75001 Paris
Bulgari Hotel Paris, 30 avenue Georges V, 75008 Paris
Hôtel Kimpton Saint-Honoré, 27-29 boulevard des Capucines 75002 Paris

Chantal Manoncourt
Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro