Skip to content

O sentimento de ajuda mútua morre no primeiro PIX

Por Felipe José

Olá, meus caros amigos e amigas, muito bom estar com vocês mais uma vez.

Provavelmente você não entendeu nada sobre o título: o sentimento de ajuda mútua morre no primeiro pix, não é mesmo? Eu vou explicar!

Antes de mais nada é muito importante definirmos o que é um NETWORKER.

Tenho uma frase autoral que defino o NETWORKING como: “O tempo dedicado para ter o maior número de pessoas à sua volta dispostas a te ajudar”. Ressalto ainda que o termo NETWORKING é um VERBO em inglês sem tradução literal para o português, ou seja, algo que fazemos, praticamos, agimos, portanto fazemos networking, praticamos networking.

Ajudar os outros e ter o máximo de pessoas dispostas a ajuda-lo(a)

O networker, por sua vez, é aquele que pratica o networking, assim como o jogador é aquele que joga, o nadador aquele que nada e o corredor aquele que corre. Defino networker com a seguinte frase, também autoral: “É aquele(a) que dedica seu tempo e ações para ajudar os outros e ter o máximo de pessoas dispostas a ajuda-lo(a).”

Ser um networker não é algo que começa e termina, como uma partida de futebol, ninguém está networker, é networker, é um modo de vida onde você está sempre disposto a ajudar os outros naquilo que pode e, de forma estratégica e intencional, usa isso a seu favor.

Muito importante entender um ponto fundamental para não confundir o conceito de: ser intencional versus ajudar por interesse! Ser intencional em ajudar os outros só nos traz benefícios, é um fundamento milenar que está, inclusive, escrito em livros sagrados como a Bíblia em Provérbios 3:27-28, “Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam, estando em sua mão o poder de fazê-lo.”.

Nunca devemos esperar algo em troca dessa ação, mas ajudando os outros estamos multiplicando o bem e isso retorna para aquele que ajuda em forma de ajuda também!

Você vai perceber que essa ajuda virá de pessoas até que você não espera. Ser aberto a ajudar é ser aberto a receber ajuda e o contrário também vale, estar fechado para ajudar os outros nos torna solitários e fechados para receber ajuda.

Acabo que lhes apresentar O PODER DA AJUDA MÚTUA!

Mas até agora o título desse artigo não está claro! Calma, agora vem a conclusão.

Quando um networker pratica o networking, o poder da ajuda mútua, essa relação não está baseada num valor monetário porque ser intencional em ajudar é uma maneira de gerar no outro a vontade de ajudar também, e essa é a recompensa do networker!

Se você desenvolve uma relação com alguém onde no final você recebe um pagamento, o sentimento de ajuda mútua se estingue pois o dever foi cumprido, o acordo foi finalizado, dessa relação não se espera mais nada pois o ciclo da relação foi encerrado no pagamento.

Ajudar sem esperar nada em troca

Compreendeu agora? Por que o sentimento de ajuda mútua morre no primeiro PIX?

NETWORKER, não baseie suas relações em troca de dinheiro, facilidades ou vantagens, mas sim esperando ser ajudado quando precisar! Ser genuíno na vontade de ajudar sem esperar nada em troca o habilita receber ajuda quando precisar. Isso é networking!

Formas de ajudar existem muitas, envie esse artigo para outras pessoas para difundirmos o real conceito de networking! É como eu sempre digo para os que estão próximos a mim, o networking tem o poder mudar a vida das pessoas em todos os sentidos.

Gostou? Lá nas minhas redes sociais, eu falo mais sobre networking, como ser um bom networker, networking nas vendas, como acelerar nossos resultados e crescimento pessoal através do networking, enfim, será um prazer ter você comigo!

Caso tenha interesse em me seguir, assim que o fizer me manda um direct dizendo que chegou até mim através desse artigo!

Grande abraço e até a próxima.

Felipe José

O networker é quem pratica o networking, uma ação que não está baseada num valor monetário, mas em ajuda  mútua. Ser genuíno na vontade de ajudar sem esperar nada em troca o habilita a receber ajuda quando precisar

Formado em Administração, pós-graduado em Gestão Comercial, Executive Director Sales, Diretor regional do BNI – Business Networking International.

Siga no no Instagram @felipejose_ _fj 

ou entre em contato pelo telefone (043) 99189- 1722

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Leia mais colunas sobre Networking e Vendas

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.