Por Edmilson Soares Palermo
Aqui na loja Confraria da Taverna, as pessoas normalmente torcem o nariz quando verificam que o vinho tem a vedação por rosca (screw cap) ao invés de uma rolha de cortiça.
Vocês acham que isso vai fazer diferença na qualidade do vinho? Qual é melhor?
Não existe uma vedação melhor, existe uma vedação ideal. Vamos falar sobre isso.
Para um rótulo de um vinho jovem (aquele que sai da vinificação pronto para o consumo) é possível utilizar a screw cap. Esse vedante proporciona um fechamento hermético com o objetivo de bloquear a evolução oxidativa do vinho.
Já um vinho que passa por um processo de amadurecimento e envelhecimento (vinhos reserva, gran reserva, por exemplo), precisa que haja uma micro-oxigenação (contato mínimo do vinho com o oxigênio) para a sua evolução. Neste caso, o ideal será a rolha de cortiça natural (não a sintética).
Se a garrafa permanecer deitada, esse efeito natural será melhor, pois evita o ressecamento e encolhimento da rolha, não dando espaço para que algum excesso de oxigênio entre na garrafa e estrague ou azede a bebida.
O uso do vedante da garrafa é decidido, por questões técnicas, exigências de mercado e especialmente os custos de produção.
Além disso, as tampas de rosca apresentam uma série de vantagens:
- Essa forma de fechamento tem a praticidade e agilidade como um de seus maiores atrativos e se tornou uma tendência mundial, pois, além de fácil manuseio, dispensando o saca-rolha, ele também não deixa o vinho bouchonné, ou seja, evita a contaminação que deixa o vinho com um cheiro terrível de mofo, tornando-o intragável.
- Possibilita o armazenamento da garrafa na vertical, sem a necessidade do líquido ficar em contato com tampa como em alguns vinhos com rolha de cortiça.
- São excelentes para proteger o vinho do contato com o oxigênio, o que é ideal para a conservação de vinhos tintos e brancos jovens.
- Em geral, a produção da tampa de rosca tem baixo custo, o que reflete no valor que você paga pela bebida. Lembrando que o uso da screw cap não tem nada a ver com a qualidade do vinho em si.
- Vinhos novos, frescos e rosés, beneficiam-se da tampa de rosca, com uma boa preservação dos aromas. O screw cap não compromete a qualidade da bebida, sendo contraindicado apenas para vinhos de longa guarda.
A noção de uso atrelada a vinhos de baixa qualidade é equivocada. Portanto, quando você for escolher seu vinho, não se prenda a isso.
Que tal dar uma chance para os Screw cap?
Sante!
Edmilson Palermo Soares


Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Foto: Freepik