Por Edmilson Palermo Soares
A Ligúria é uma região da Itália quase toda montanhosa, muitas de grandes inclinações devido os Alpes atravessarem seu território. A região possui um clima mediterrâneo bastante agradável, e que favorece a viticultura.
Está situada no noroeste italiano, banhada pelo mar da Ligúria (sul), fazendo fronteira com a França (oeste), Piemonte (norte) e a Toscana (leste).
LEIA TAMBÉM
Conheça algumas curiosidades da região:
- Pelas características do terreno montanhoso, qualquer cultivo nessas terras requer muito trabalho árduo, já que, na maioria das vezes, impede o uso de máquinas e veículos, obrigando os produtores a usarem manejo totalmente manual.
- É impossível falar sobre a Ligúria sem falar do mar. Aqui nasceu Cristovão Colombo, o “descobridor” da América, e é lá que está localizado o maior porto do país. A cidade de Gênova se tornou uma potência marítima e econômica durante o final da Idade Média.
- Genova é a Capital da Ligúria com uma população de aproximadamente 700 mil pessoas. É uma cidade histórica e de grande importância para a Itália. Ao lado de Florença, Veneza e Milão foi uma das famosas cidades-estados que dominavam o norte da Itália durante a Idade Média.
- Os genoveses eram grandes comerciantes e navegadores, estabelecendo longas rotas comerciais com o Oriente e a Ásia, e negociando diversos produtos como seda, especiarias, pedras preciosas, vinho entre outros produtos.
- Com um grande farol construído no século XIV, o principal do porto de Gênova e um dos poucos deste tipo ainda em uso na Europa conhecido como “Lanterna”, é um ponto turístico importante e considerado um símbolo do poder que a cidade possuía durante o final da Idade Média.
- Não podemos deixar de falar sobre Cinque Terre (cinco vilas: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore), local que tem atraído o turismo na Itália, devido a sua beleza, com suas famosas casinhas coloridas e penduradas nos penhascos à beira mar. Neste local não é possível transitar com veículos dentro dos vilarejos, tem que estar disposto a uma bela caminhada.
- Em Genova está o maior Aquário da Itália, com mais de 70 tanques que comportam 15.000 animais de 600 espécies diferentes, vindas do mundo todo. É o segundo de toda a Europa.
- Além da língua Italiana é muito falado o genovês (também conhecido como Ligure). Ele é um idioma independente que parece mais o francês do que o italiano e pode ser encontrado em outras regiões da Itália, como Toscana e Piemonte, além de Mônaco e cidades do sul da França.
- Pratos como o Polpetonne, a Focaccia e o Molho Pesto são criações da gastronomia da Liguria.
- O Festival de Sanremo é considerado um dos mais importantes eventos de musicais do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade. É realizado na cidade de Sanremo, na Ligúria, sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.
Os vinhos da Liguria
As variedades de uvas mais comuns são as brancas, em particular na zona central e oriental. A variedade de uva branca mais importante é a Vermentino, enquanto a uva negra é a Rossese, uma variedade que lembra a Nebbiolo devido ao seu baixo teor de substâncias corantes.
As outras uvas brancas cultivadas o Pigato, Boscoe Albarola, enquanto as negras são Ormeasco (Dolcetto) e Barbera. A Ciliegiolo é bastante comum nas áreas central e oriental da região.
Dentre as Denominações de Origem Controlada (DOC), temos:
- Cinque Terre e Cinque Terre Sciacchetrà DOC;
- Colli di Luni DOC;
- Hills of Levanto DOC;
- Golfo de Tigullio-Portofino ou Portofino DOC;
- Pornassio ou Ormeasco di Pornassio DOC;
- Riviera Ligure di Ponente DOC;
- Rossese di Dolceacqua ou Dolceacqua DOC;
- Val Polcevera DOC.
As 4 IGTs são:
- Colinas de Genovesato IGT;
- Savona Hills IGT;
- Liguria di Levante IGT;
- Terraços dos Imperiese IGT.
Devido ao já citado aspecto montanhosa desta região, é uma região de produção limitada, o que não diminui a qualidade de seus rótulos. Pelo contrário, dão a eles qualidades incríveis e grande valor agregado.
A produção de vinho na Ligúria desenvolve-se ao longo de toda a costa com vista para o mar e na maior parte do interior da região. Lá é produzido principalmente vinho branco, em particular na zona centro e leste, enquanto a produção de vinho tinto é menor e diz respeito principalmente à parte oeste da região.
O Colli di Luni Bianco é produzido com a uva com branca Vermentino, podendo ser usada tanto sozinha quanto com Trebbiano Toscano e outras uvas adicionadas. Já o Colli di Luni Rosso (tinto) é produzido com Sangiovese, Canaiolo Nero, Ciliegiolo, Pollera Nera e Cabernet Sauvignon.
O Cinque Terre é produzidos com uvas das vinhas Bosco, Albarola e Vermentino, de onde são obtidos os vinhos brancos secos e o raro Sciacchetrà passito, produzidos com uvas maduras deixadas para secar em salas arejadas.
O Val Polcevera e Tigullio são produzidos com a uva Bianchetta Genovese, nome pelo qual Albarola é conhecido localmente.
Vale a pena conhecer a região e desfrutar de seus vinhos.
Edmilson Palermo Soares
Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
Foto: Cinque Terre/Pixabay
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.