Skip to content

Malbec e curso para iniciantes no Mundo do Vinho

Por Edmilson Palermo Soares

Estamos chegando ao final da grande aventura que é a viagem vinícola pela Itália, faltando apenas falar sobre a Calábria e a Sicília.  Mas, vamos dar uma pausa esta semana para tratar de dois assuntos: a uva Malbec e um curso para iniciantes que querem aprender sobre o Mundo do Vinho.

LEIA TAMBÉM

Primeiramente, quero dizer que a última quarta-feira, dia 17 de abril, foi o Dia Internacional da Uva Malbec. Nós já comentamos sobre ela aqui, na coluna, num artigo no ano passado. Essa uva é tão querida pelos brasileiros porque seus vinhos harmonizam perfeitamente com carnes vermelhas.

O tanino dos vinhos Malbec faz com que eles sejam companhias para aquele churrasco, com costela e cordeiro. Abra um no fim de semana.

Curso para iniciantes

Em segundo lugar, mas não menos importante, quero convidar meus leitores para o Curso para Iniciantes no Mundo do Vinho, que realizaremos na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26 de abril, a partir das 19 horas, na Confraria da Taverna.

O valor do curso é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp 43)3324-1842, lembrando que as vagas são limitadas.

O curso vai ter um pouco de tudo. Será uma troca de informações sobre características de uvas, regiões vinícolas, processos de vinificação e diferenças entre Velho Mundo e Novo Mundo.

Conhecer a origem e especificações de cada vinho é crucial porque ele precisa refletir seus gostos. Por isso, preparamos um Curso para Iniciantes no Mundo do Vinho
Foto: Pexels

Também vamos dar uma série de dicas e truques para uma melhor harmonização com alimentos e orientações sobre as informações que devem observar em um rótulo de vinho na hora da compra.

Claro que haverá uma troca de experiência com outros entusiastas de vinho e, no último dia, uma degustação guiada com diferentes tipos de vinhos com queijos e frios.

E sabe por que é importante ter estas orientações todas, antes de pensar em comprar vinhos?

Porque conhecer a origem e especificações de cada vinho é crucial já que ele precisa refletir seus gostos e preferências.

A procedência do vinho influencia diretamente em seu sabor e qualidade, permitindo escolhas mais assertivas.

Além disso, entender as características específicas de cada vinho possibilita harmonizações adequadas com refeições e ocasiões, elevando a experiência gastronômica.

Um vinho bem escolhido não apenas enriquece momentos de confraternização, mas também é um convite à descoberta e apreciação da cultura vinícola.

Investir tempo em conhecer a história por trás de cada garrafa é uma forma de valorizar a tradição e a arte envolvidas na produção vinícola.

Sempre digo: “Figurinha repetida não preenche álbum”. Existe uma infinidade de rótulos de vinhos de diferentes uvas, blends, vinícolas, regiões, propostas inovadoras. Por que ficar tomando sempre o mesmo vinho?

Vamos nos permitir novas experiências. Não sabe por onde começar? Busque orientação para ter uma experiência de excelência.

Lembrando que paladar e gosto podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Você deve procurar o vinho que agradar a você!

Um ótimo fim de semana.

Edmilson Palermo Soares

A ilha italiana da Sardenha tem uma história milenar, com um grande acervo arqueológico, belas praias e vinhos de qualidade superior

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.

Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin. Whatsapp (43)3324-1842.

Foto:

Leia todas as colunas do Mundo do Vinho

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.