Skip to content

Mostra de Música de Câmara celebra aniversário de Londrina

Neste fim de semana, as apresentações serão em igrejas da cidade

O LONDRINENSE com assessoria

A programação da 12ª Mostra de Música de Câmara celebra os 88 anos de Londrina, com apresentações já realizadas em diferentes locais como distritos, e no teatro. Neste fim de semana, as apresentações serão em igrejas da cidade. Toda a programação é gratuita e conta com o patrocínio do Promic.

No dia do aniversário de Londrina, dia 10 (sábado), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina se apresenta às 19h30 no Santuário Nossa Senhora Aparecida (R. Grajaú, 257 – Vila Nova). Com direção artística de Evgueni Ratchev, serão apresentadas obras de Albinoni, Bach, Mozart e clássicos natalinos. Neste dia, o violonista Natanael Fonseca será o solista, interpretando uma obra de Vivaldi. 

Dia 11

No dia 11 (domingo), também às 19h30, quem recebe a Orquestra é a comunidade da Paróquia São José Marello (Rua Arcindo Sardo, 676). No programa, obras de Albinoni, Bach, Mozart e Clássicos Natalinos. Para este concerto, solista convidado será o violonista Jairo Chaves, que interpreta a obra de Telemann. 

Natanael Fonseca e Jairo Chaves, além de solistas convidados, são integrantes da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação.

A 12ª Mostra de Música de Câmara tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Apoios: Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Grupo Folha de Londrina, UEL FM, CBN Londrina, PIB Londrina e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. Organização: Artis Colegium Associação Cultural. Coordenação geral: Irina Ratcheva. 

Sobre a Mostra

A 12ª edição da Mostra de Música de Câmara traz o tema “Diálogos: música, história e educação”, com a participação de renomados artistas da atualidade; ações educativas e concertos especiais que vão circular pela cidade através dos tradicionais concertos nas igrejas e concertos didáticos com Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. A Mostra vai ocupar diversos espaços como o Teatro Villa Rica, igrejas, Auditório PIB, Escolas Municipais e Biblioteca Pública. Nesta edição, a Mostra também vai resgatar obras inéditas do repertório da música Barroca à Contemporânea, além de composições nacionais. Contará ainda com vivências e atividades formativas para distintos públicos, com um programa especial para o universo infantil no “Concerto para Crianças” e apresentações para a comunidade dos distritos e alunos do Instituto União para a Vitória, além de palestras, workshops e master classes com artistas convidados.

Natanael Fonseca

Natanael Fonseca tem a sua trajetória musical dividida entre o violão erudito e a viola de arco. É mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro (Portugal), fez licenciatura e especialização em música pela Universidade Estadual de Londrina. Violista da OSUEL desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação, participando da gravação de seus cinco discos além de diversas turnês. Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha, e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a Orquestra Sinfônica da UEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Com o Duo Jacarandá (Viola e Violão), participou de tournée pelo Paraná, concurso de choro em Botucatu (SP) e Festival Internacional de Música de Belém do Pará.

Jairo Chaves

Vencedor de diversos Prêmios Nacionais e Internacionais, atuou como solista à frente de várias orquestras brasileiras e europeias. Realizou recitais na Europa e Estados Unidos. Em 2001 lançou seu primeiro CD com obras de Hindemith, Piazzolla e Guerra-Peixe. Recentemente gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger para viola e orquestra de cordas no CD “Retratos Brasileiros” da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina – CD este finalista na categoria melhor álbum erudito do 24º Prêmio de Música Brasileira (junho de 2013). Entre os anos de 2003 e 2004, a convite do Primeiro Violista da Filarmônica de Berlim (Alemanha), Wilfried Strehle, foi membro da Academia da Filarmônica de Berlim, período em que integrou o naipe de violas da Filarmônica em inúmeros concertos sob a regência de consagrados maestros tais como: Sir Simon Rattle, Bernard Haitink, Daniel Barenboim, Pierre Boulez, entre outros. Em 2012 participou dos festejos dos 40 anos da Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência do maestro Sir Simon Rattle.  Atua como Primeiro Violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina desde 1995 e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” desde sua fundação em 1998, além de ser convidado para gravações, recitais solo, participações em Orquestras e professor em Festivais de Música pelo Brasil.

Foto: Fábio Alcover/Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.