Skip to content

Vestidos reformados e por que raios ainda não é comum noivas se casarem vestindo calças?

Por Ana Paula Barcellos

E hoje seguimos com o tema noivas, vestidos de noivas, calças de noivas… na coluna passada, falei da passagem da Emma Watson por um tapete vermelho com um vestido de noivas reformado. Reforma de vestidos de noivas e trajes de noivas diferenciados, aliás, são assuntos que ganham minha atenção. Já vinha pensando sobre isso e, depois que fiz a coluna sobre o trabalho da Fabi Stadler, têm me interessado mais ainda. O que mais me atrai é a ideia do vestido de noiva transformado em algo completamente diferente ou trajes de noivas que realmente saiam do lugar comum.

Foto: Instagram @emmawatson

Me lembro da minha avó paterna contando que, depois do casamento dela, ela pegou seu vestido de noiva e o cortou no joelho, pra poder usá-lo normalmente, como se fosse um vestido qualquer. Fiquei impressionada porque a maioria das mulheres que eu conhecia, e que eram casadas, ainda guardavam seus vestidos no armário, intactos, como uma lembrança de “seu grande dia”.

Foto: Pinterest

E eu até entendia a ideia, mas me parecia um desperdício enorme deixar um vestido incrível parado no fundo do guarda-roupas. Minha mãe tinha no armário umas roupas lindas da adolescência e do começo da fase adulta dela e todas foram repaginadas e adaptadas pela já conhecida Dona Criseide. Ela deixou as peças perfeitas para a gente usar, peças de roupas que já tinham mais de 30 anos, com tecidos incríveis… teve uma saia de lã argentina dela que eu usei até os 20 e poucos anos e continuava perfeita, sem bolinhas! É que Londrina parou de ter inverno e eu ganhei um cadinho de peso, né? Senão ainda estaria no meu armário, he.

Foto: Divulgação/Victor & Rolf

Mas enfim, tudo isso pra dizer que a minha fascinação por trajes de noivas vai muito além do aspecto “roupa para o grande dia”. Por mais que o dia do casamento seja uma data especial – é uma data especial como muitas outras, né? – não consigo ver uma razão pra manter um vestido caro guardado no fundo do armário. E, por mais que eu tenha crescido cercada por modelos feitos sob medida, nunca entendi essa ideia de não repetir roupa ou guardar uma roupa como lembrança porque reformar roupas era um costume na minha casa. Isso já no começo dos anos 1990! Eu usei, inclusive, roupas que eram do meu pai! Peças da década de 1970 de alfaiataria e até mesmo uma blusa de lã marrom! Eu adaptava e usava junto com as peças que a Dona Criseide fazia pra mim…

Foto: Pinterest

Hoje eu tô divagando, bem saudosista, né? Voltemos para os trajes de noiva: fiquei muito empolgada com uma matéria da Vogue Brasil de uns dias atrás e  que justamente sugeria trajes de noiva com calça alfaiataria. A sugestão da revista é para casamentos civis, mas eu já enxerguei esses trajes para todo tipo de cerimônia. Pensei, inclusive, em um modelo que unisse um traje no estilo do que a Emma Watson usou com uma calça alfaiataria branca e ficou sensacional na minha cabeça!

Foto: Divulgação/Carolina Herrera

Fiquei pensando também sobre como é possível uma tendência dessas não pegar forte… mesmo tendo ido pras passarelas. Estamos em 2021 e ainda não é comum uma noiva se casar usando calças! Achei isso muito surpreendente e um tanto absurdo também.

Foto: Instagram @rimearodaky

Acho que vale muito a pena pensar nessa possibilidade. Sem contar na praticidade e no conforto da noiva – eu amo vestidos, mas vamos combinar que calças costumam ser bem mais confortáveis.

Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.

Foto: Instagram @yunting_kuang

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.