Skip to content

Todas as facetas do figurino trendista e punk-chic de Cruella

Demorou pra eu falar do figurino de Cruella (2021), né? Eu já tinha decidido esperar o lançamento, confesso que queria ver o filme antes de falar – mesmo já tendo visto trailer e fotos do figurino maravilhoso e luxuoso by Jenny Beavan – mas não aguentei esperar assistir. Lançou nesta sexta e os dedos coçaram!

Foto: Divulgação

A gente ainda tá na pegada da desconstrução das vilãs da Disney. Nesse movimento, que começou no pós 2000, e que já desconstruiu Malévola no cinema e várias outras – a própria Cruella – em livros e fanfics, o lance é mostrar o lado humano dessas mulheres que antes eram demonizadas. E esse live-action é basicamente sobre isso: menos Dálmatas, mais Cruella, a jovem estilista que quer crescer na carreira e mostrar todo seu potencial – e que não é exatamente a malvadona que se pintava antes…

Foto: Divulgação

O figurino é da maravilhosa Jenny Beavan, que com certeza você conhece (ou pelo menos ouviu falar) da cerimônia do Oscar de 2016, pelo figurino de Mad Max: Estrada da Fúria, em que ela apareceu de calça preta e jaqueta de couro fake. E ela é demais mesmo! Figurinista incrível, coleciona 10 indicações e já levou 2 estatuetas para casa.

Para Cruella, Beavan trabalhou em 277 figurinos – 47 deles para Emma Stone em preto, vermelho e branco. A inspiração? A estética punk. Relembrando todas as peças usadas no filme, me veio em mente, inclusive, as grifes que apostaram no punk de butique para essa temporada!

Figurino Cruella Disney- Foto: Marie Claire Espanha

A personagem de Stone é, isso não muda, apaixonada por Moda. Sua escalada para o sucesso, assim como o desejo de ser reconhecida, bem como a evolução da personagem, também são mostradas de forma brilhante através da escolha dos tecidos, dos modelos e das cores. É possível ver o progresso e a transformação de Cruella conforme a trama vai se desenrolando e seu estilo pessoal vai evoluindo junto. Em uma coletiva de imprensa, Beavan salientou que esse é “um filme sobre moda e sobre roupas com um fundo denso que envolve a transformação da protagonista”. O legal é que o filme de agora traz esse frescor sem se esquecer de 101 Dálmatas e abandonar as referências de Glenn Close totalmente.

Foto: Divulgação

A figurinista disse mais: As pessoas mencionam influência punk. Acho que acabei olhando para muitas coisas. E daí, você meio que puxa o que parece ser o fio da narrativa. Então é claro que olhei para Westwood e McQueen e Galliano e BodyMap, e meio que vasculhei meu passado na Biba e, apenas tentando realmente encontrar todas aquelas coisas engraçadas que amamos. Mas também queria fazer uma pequena homenagem a essa coisa moderna em que estamos agora, graças a Deus, reutilizando coisas para fazer outras.

Figurino Cruella Disney – Foto: Marie Claire Espanha

Bebeu na estética punk? Sim. Bebeu de todas essas influências que ela citou? Com certeza, ela mesma diz! E também levou um pouco de várias das principais tendências do mundo da Moda: decotes, modelagens, cortes… está tudo ali – você olha as peças de roupa usadas no filme e imediatamente relaciona com diversas trends que ganharam holofotes e passarelas nos últimos dois anos.

O figurino ganha a nota “não sou tão malvadona, mas arraso muito e atropelo quem for preciso” da coluna. Dá uma olhada nessas fotos! É ou não é incrível?

O live-action já está disponível na Disney+. Confira o trailer aqui.

Ana Paula Barcellos

Escritora, mocinha do medalhão persa, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Madame B., Maria Jujuba Rock e Pinacola.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.

plugins premium WordPress