Skip to content

Tendência anos 90 feat. 2000: é a vez da estética Y2K, vai encarar?

Eu já tinha falado, há uns meses, sobre como aos poucos os anos 80 foram deixando o ranking das tendências mais upadas para dar espaço aos anos 90/2000 na Moda… quem lê a coluna com certa frequência há de se lembrar, até porque mais de uma vez exaltei a volta da cintura baixa, né? (Pela razão que eu citei aqui) Pra minha alegria – e acredite, para alegria de mais uma galera – elas estão inclusive sendo fabricadas novamente, não precisa mais ficar caçando em brechó!

A estética inspirada nessas décadas ganhou até nome: Y2K, também conhecida como anos 2000. Isso porque várias das tendências que voltam com essa vibe surgiram no finzinho dos 90’s e explodiram de vez com a virada pros 2000. Se lembram da virada do “milênio”, da historia do bug, de tudo que era com pegada tecnológica misturada com consumo de luxo bombando? Essa é a essência, pode anotar aí: roupa metalizada, muito rosa, borboletas e golfinhos (e outros bichinhos fofos) e, inclusive – senhor da glória! – moletons e streetwear de todo tipo em veludo e com logotipos e monogramas dourados. Que Santa Catarina, a padroeira dos estilistas e dos fazedores de Moda, nos proteja!

Famosas nos anos 2000. Foto: Pinterest

Não tem como fugir muito disso porque a referência é o universo pop, são os ícones pop! E a gente já cita de cara a Dua Lipa usando o vestido metalizado com borboletas no Grammy 2021, porque é sobre isso sim! Mas vale lembrar também que, nessa época, alguns dos estilistas mais consagrados também colocaram nas passarelas várias das tendências que marcaram esse momento (Dior, Gucci e Versace, pra citar alguns!).

Dua Lipa no Grammy 2021. Foto: Instagram @dualipa

As fashionistas devem se esbaldar, porque essa tendência fala de tudo que tem a ver com a ideia de it e com as it girls, as primeiras influenciadoras por excelência. Pra refrescar a memória, as que mais bombavam nessa época eram Britney Spears, Jennifer Lopez e Paris Hilton!

Paris Hilton no início dos 2000. Foto: Pinterest

Mas o que eu vou dizer sobre essa tendência é o mesmo que disse nas colunas anteriores que tratavam de temas relacionados: gosta dessa pegada? Repagina a tendência, faz releitura. Releitura vai ser uma dessas palavras que ficam tão gastas que depois a gente não aguenta mais ouvir ou falar, mas nesse caso é isso! Faz sua versão.

Tem um metalizado de alcinha no armário? Pode tirar! Foto: Pinterest

Eu, particularmente, vou esquecer os cropped justíssimos, os corpos super expostos em cima e embaixo e agasalhos de veludo (nunca usei e não vou começar agora, sorry). Mas vou aproveitar sim as silhuetas mais justas, TODAS as opções divinas de calças cintura baixa (pensando no caimento, sempre) e confesso que já comprei uma blusinha cropped pela internet – mas é de um tricô mega fininho e soltinho, outro lance! Os metalizados eu passo, as borboletas já estão no armário. É assim, vai no que brilha pro seu olho e equilíbrio, sempre. Não falha!

Vai um agasalho de veludo aí? Foto: Pinterest

Em relação aos desgostos dessa época, meu pedido é um só: não ressuscitem os boleros, senhoras e senhores. NÃO. Aí já é demais…

Ana Paula Barcellos

Escritora, mocinha do medalhão persa, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Madame B., Maria Jujuba Rock e Pinacola.

Foto: Pinterest

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.