Por Ana Paula Barcellos
Eu sou uma pessoa muito trabalhada na inspiração, muito. Acontece que a inspiração é algo que foi romantizado, né? Inclusive, para quem trabalha com escrita, com artes, com moda, ficar tão presa a esse “sopro de criatividade” é péssimo. Até porque não é todo dia que a inspiração está muito disponível pra nós.
Tem dia que a inspiração e a criatividade ficam bloqueadas pela visão dos boletos, pelo cansaço, pelo excesso de coisas pra fazer e, pior, pelo excesso de cotidiano, quando a gente fica tão presa nas coisas e nos afazeres do dia a dia que não consegue enxergar mais nada além da rotina. Nesses momentos a gente precisa de uma mãozinha, né?
Quando fico assim, gosto de olhar alguns modelos para me inspirar: dou uma olhadas nas revistas de Moda, no Instagram (tenho usado cada vez mais pra isso, inclusive). Esses dias, inclusive, me adiantei: vi algumas composições boas de look e já salvei para usar em algum dos dias em que a inspiração falhasse.
Na sexta, tive a comemoração do aniversário de uma amiga para ir. Queria me produzir um pouco mais, tenho sentido falta disso. Mas eu olhava para as roupas e elas me olhavam de volta, sem dizer nada! Nadinha.
Então, fiz o que faço quando quero me forçar a me produzir: comecei pelos sapatos e escolhi saltos bem altos. Foi como um grito desesperado: Ah é, a inspiração não vai vir? Então toma essa! Quero ver agora, se vira para compor um look para esses bonitos aqui!
No fim das contas, saí toda de azul, azul escuro que gosto muito, e as sandálias se destacaram a ponto de Olívia, minha filha, comentar. E ficou bastante básico, clássico, para quem queria ousar tanto. Mas não importa porque o objetivo foi alcançado: ficou bonito, ficou diferente do que tenho usado sempre, me senti bem e mais produzida.
E é muito sobre isso. Inclusive vários dos looks que coloco nessa coluna, como inspiração, são clássicos ou básicos. Mas são vistosos, ajudam a dar outro ar, mais arrumado, que sai do mais do mesmo. E, só por isso, já são dignos de editorial de revista.
Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram @yo.anap
Foto principal: Pinterest