Por Marcelo Fabrão
A ferramenta mais antiga e poderosa para uma boa educação e uma formação eficaz é a narração de histórias. Estamos programados para amar e responder às histórias, e uma narrativa de marca bem contada é exatamente o que as pessoas precisam para se identificar com sua marca, formar um senso duradouro de quem você é e do que você representa e se tornarem, no mínimo, seguidores dedicados.
Storytelling de marca política é a narrativa sensata que conecta os detalhes e sentimentos que sua marca desperta. A história da marca descreve a cadeia de eventos que motivou o início da sua jornada e transmite como essa narrativa continua a impulsionar seus objetivos até hoje. Se você conseguir criar uma história de marca atraente, seu público se lembrará de você, sentirá empatia por você e, eventualmente, votará em você.
A narrativa da marca para políticos não é mais opcional. É uma necessidade que ajuda a otimizar a exposição e a influência do candidato ou político. Use-a como um guia para seu plano de marketing e tenho certeza que você terá uma marca tão bem sucedida quanto atraente.
A história da marca é importante porque esclarece ao seu público ideal quem você é e porque sua marca existe. Quando os eleitores conseguem se identificar com o seu “porquê”, eles formam um vínculo com sua marca, formam um juízo de valor a seu respeito e ficam mais propensos a votar em você.
As pessoas que se conectam com sua marca e gostam de como ela está posicionada têm maior probabilidade de se tornarem eleitores fiéis.
Você conhece a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow?
Segundo ele, o cérebro é responsável pela criação de um sistema no qual os humanos possam comer, beber e sobreviver fisicamente. Isto implica ter um emprego, por exemplo.
O cérebro está então preocupado com a segurança, que nos impede de sermos vulneráveis. Após a “conquista” de comida e abrigo, nosso cérebro começa a adentrar um outro nível, ele passa a considerar nossos relacionamentos, que incluem, desde a reprodução em um relacionamento sexual até ser nutrido em um relacionamento amoroso, ter amigos, pertencer a uma tribo…, que permanecerão ao nosso lado no caso de quaisquer perigos sociais.
Então, o cérebro começa a se concentrar em demandas psicológicas, fisiológicas ou mesmo espirituais mais amplas que dão propósito às nossas vidas.
Ou seja, se não soubermos o que o nosso público deseja, que problema estamos ajudando a resolver, como suas vidas mudarão acaso eles votem em você?
Acredite, você terá poucas chances de sucesso.
Por isso a mensagem que quer transmitir deve ser clara e objetiva, sempre! Quer esteja narrando uma história ou pedindo algo.
O que torna a narrativa de uma marca importante?
Seja diferente em um mar de mesmice
Diariamente, mais de dez milhões de conteúdos são feitos e compartilhados na internet. Políticos e candidatos gastam milhões lutando por segundos de atenção das pessoas, que são constantemente bombardeados com mensagens semelhantes. Embora a Internet tenha democratizado o marketing político ao torná-lo acessível, ela também tornou extremamente difícil o político se destacar nessa seara.
Não basta dizer que é o único capaz de resolver “esse” ou “aquele” problema; você também precisa ser capaz de se destacar da concorrência ao discuti-los. É por isso, que a narrativa da marca é crucial.
Concentre-se em construir sua marca para ser significativa, memorável e autêntica, em vez de bombardear seu público com dados, números e depoimentos. Crie uma narrativa para transmitir sua mensagem de uma forma que envolva emocionalmente o público, esclareça ideias complexas e as transporta. Use a história para comunicar tudo, as dificuldades, os triunfos e as propostas de valor da sua marca.
Nenhuma outra marca pode replicar SUA história
Pelo que você luta? O que você está tentando dizer ao seu público e o que deseja que eles nunca esqueçam? Cada vez que um eleitor se envolve com sua marca, que sentimento você deseja despertar nele?
Mesmo que o seu público esqueça o que você disse, eles não esquecerão o como você os fez sentir, porque os sentimentos motivam as pessoas a fazer algo mais do que a lógica.
Diretrizes para escrever uma história de marca
Enfatize o conflito em sua história
As histórias, em sua essência, tratam de superação de problemas. A falta de conflito significa que não há drama ou jornada emocional com a qual o público se identifique. Sem tensão ou jornada emocional, você não manterá o interesse do seu público, muito menos o motivará.
Não queira ser um super-herói sem defeitos ou falhas. Uma história de sucesso sem máculas parece ser a melhor abordagem para convencer as pessoas de que você é a melhor solução para a população e livre de falhas. Esta é uma grande falácia, o ser humano é defeituoso por natureza. As pessoas não querem perfeição, por que elas se identificam com a experiência de enfrentar dificuldades e superá-las.
Ser honesto sobre os desafios que você enfrenta ou já enfrentou e assumir a responsabilidade o ajudará a contar histórias convincentes.
Quanto mais sincero você for sobre suas falhas, mais as pessoas irão apreciá-lo e se conectarão com sua Marca.
Sobre mim
Meu nome é Marcelo Fabrão. Sou marqueteiro político há 16 anos. Casado, pai de dois meninos lindos, Filipe Lucas e David Luiz. Amo filmes, séries, rock, fotografias, bateria e Muay Thai. Em 2020, no meio daquela pandemia infernal, percebi a importância do branding na estratégia de comunicação eleitoral e me tornei um estrategista de marcas com o propósito de ajudar políticos a se transformarem em marcas sinceras e atuais. Além de consultor de Marketing Político e Branding, sou diretor de um Instituto de pesquisa e da agência Fabbron. Me siga no Instagram @marcelorfabrao e no Linkedin
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