Gere valor à sua marca política através da narrativa

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Por Marcelo Fabrão

A ferramenta mais antiga e poderosa para uma boa educação e uma formação eficaz é a narração de histórias. Estamos programados para amar e responder às histórias, e uma narrativa de marca bem contada é exatamente o que as pessoas precisam para se identificar com sua marca, formar um senso duradouro de quem você é e do que você representa e se tornarem, no mínimo, seguidores dedicados.

Storytelling de marca política é a narrativa sensata que conecta os detalhes e sentimentos que sua marca desperta. A história da marca descreve a cadeia de eventos que motivou o início da sua jornada e transmite como essa narrativa continua a impulsionar seus objetivos até hoje. Se você conseguir criar uma história de marca atraente, seu público se lembrará de você, sentirá empatia por você e, eventualmente, votará em você.

A narrativa da marca para políticos não é mais opcional. É uma necessidade que ajuda a otimizar a exposição e a influência do candidato ou político. Use-a como um guia para seu plano de marketing e tenho certeza que você terá uma marca tão bem sucedida quanto atraente.

A história da marca é importante porque esclarece ao seu público ideal quem você é e porque sua marca existe. Quando os eleitores conseguem se identificar com o seu “porquê”, eles formam um vínculo com sua marca, formam um juízo de valor a seu respeito e ficam mais propensos a votar em você.

As pessoas que se conectam com sua marca e gostam de como ela está posicionada têm maior probabilidade de se tornarem eleitores fiéis.

Você conhece a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow?

Segundo ele, o cérebro é responsável pela criação de um sistema no qual os humanos possam comer, beber e sobreviver fisicamente. Isto implica ter um emprego, por exemplo.

O cérebro está então preocupado com a segurança, que nos impede de sermos vulneráveis. Após a “conquista” de comida e abrigo, nosso cérebro começa a adentrar um outro nível, ele passa a considerar nossos relacionamentos, que incluem, desde a reprodução em um relacionamento sexual até ser nutrido em um relacionamento amoroso, ter amigos, pertencer a uma tribo…, que permanecerão ao nosso lado no caso de quaisquer perigos sociais.

Então, o cérebro começa a se concentrar em demandas psicológicas, fisiológicas ou mesmo espirituais mais amplas que dão propósito às nossas vidas.

Ou seja, se não soubermos o que o nosso público deseja, que problema estamos ajudando a resolver, como suas vidas mudarão acaso eles votem em você?

Acredite, você terá poucas chances de sucesso.

Por isso a mensagem que quer transmitir deve ser clara e objetiva, sempre! Quer esteja narrando uma história ou pedindo algo.

O que torna a narrativa de uma marca importante?

Seja diferente em um mar de mesmice

Diariamente, mais de dez milhões de conteúdos são feitos e compartilhados na internet. Políticos e candidatos gastam milhões lutando por segundos de atenção das pessoas, que são constantemente bombardeados com mensagens semelhantes. Embora a Internet tenha democratizado o marketing político ao torná-lo acessível, ela também tornou extremamente difícil o político se destacar nessa seara.

Não basta dizer que é o único capaz de resolver “esse” ou “aquele” problema; você também precisa ser capaz de se destacar da concorrência ao discuti-los. É por isso, que a narrativa da marca é crucial.

Concentre-se em construir sua marca para ser significativa, memorável e autêntica, em vez de bombardear seu público com dados, números e depoimentos. Crie uma narrativa para transmitir sua mensagem de uma forma que envolva emocionalmente o público, esclareça ideias complexas e as transporta. Use a história para comunicar tudo, as dificuldades, os triunfos e as propostas de valor da sua marca.

Nenhuma outra marca pode replicar SUA história

Pelo que você luta? O que você está tentando dizer ao seu público e o que deseja que eles nunca esqueçam? Cada vez que um eleitor se envolve com sua marca, que sentimento você deseja despertar nele?

Mesmo que o seu público esqueça o que você disse, eles não esquecerão o como você os fez sentir, porque os sentimentos motivam as pessoas a fazer algo mais do que a lógica.

Diretrizes para escrever uma história de marca

Enfatize o conflito em sua história

As histórias, em sua essência, tratam de superação de problemas. A falta de conflito significa que não há drama ou jornada emocional com a qual o público se identifique. Sem tensão ou jornada emocional, você não manterá o interesse do seu público, muito menos o motivará.

Não queira ser um super-herói sem defeitos ou falhas. Uma história de sucesso sem máculas parece ser a melhor abordagem para convencer as pessoas de que você é a melhor solução para a população e livre de falhas. Esta é uma grande falácia, o ser humano é defeituoso por natureza. As pessoas não querem perfeição, por que elas se identificam com a experiência de enfrentar dificuldades e superá-las.

Ser honesto sobre os desafios que você enfrenta ou já enfrentou e assumir a responsabilidade o ajudará a contar histórias convincentes.

Quanto mais sincero você for sobre suas falhas, mais as pessoas irão apreciá-lo e se conectarão com sua Marca.

Se você conseguir criar uma narrativa de marca atraente, seu público se lembrará de você, sentirá empatia por você e, eventualmente, votará em você.

Sobre mim

Meu nome é Marcelo Fabrão. Sou marqueteiro político há 16 anos. Casado, pai de dois meninos lindos, Filipe Lucas e David Luiz. Amo filmes, séries, rock, fotografias, bateria e Muay Thai. Em 2020, no meio daquela pandemia infernal, percebi a importância do branding na estratégia de comunicação eleitoral e me tornei um estrategista de marcas com o propósito de ajudar políticos a se transformarem em marcas sinceras e atuais. Além de consultor de Marketing Político e Branding, sou diretor de um Instituto de pesquisa e da agência Fabbron. Me siga no Instagram @marcelorfabrao e no Linkedin 

Leia mais coluna sobre Marketing Político

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