Por Marcelo Fabrão
Como é difícil ser interessante na tela de alguém que possui uma gama enorme de opções para ver e ouvir, não é mesmo? Agora imagine como será ainda mais difícil durante a campanha eleitoral onde o candidato disputará a atenção dos eleitores com a concorrência.
Bom, antes de prosseguirmos gostaria de esclarecer uma coisa: Não se faz campanha eleitoral na internet. Usa-se a internet para comunicar, de forma mais eficiente, a campanha. Internet é um meio e não o fim. Imagine a internet como uma caixa, um estojo cheio de ferramentas que possibilitam adequar a comunicação do político ao que as pessoas querem ouvir.
A partir de agora, candidatos e profissionais da área precisam se ater em como se comunicar e se relacionar com o cidadão. O desafio, então, passa a ser no como utilizar todos esses recursos que o digital dispõe e impactar o eleitor de forma positiva na campanha.
Redes sociais não são release
A internet não é um jornal, não é um espaço para eu falar o que quero, como eu quero e achar que está tudo bem, que as pessoas vão entender e concordar comigo. Se você tem agido assim, mude. Vou dar alguns exemplos de como a internet deve ser usado na sua campanha.
Um dos vários recursos que a internet disponibiliza são as ferramentas de monitoramento capazes de mensurar o que o eleitor está pensando sobre determinado tema ou assunto. Você também pode, através dela, criar formulários on-line para entender melhor os anseios do seu público. Pode, inclusive, monitorar métricas e sentimentos do eleitor posicionando melhor sua marca e ajudando na construção do discurso de campanha.
Na internet você é encontrado facilmente
Outra coisa que a internet faz, que é extremamente importante, é entregar, com muita rapidez, informações relevantes quando o cidadão busca. O eleitor raramente irá consumir todos os seus conteúdos diariamente, mas quando ele quer uma informação, ele vai atrás, e 99% das vezes faz essas buscas no Google. Você está no Google? Se o eleitor resolver estudar sobre você e seus concorrentes na internet, o que ele vai achar? O que a Wikipédia diz sobre você? E site, você tem?
Muitos acreditam que priorizar apenas a comunicação no digital é o suficiente para ter sucesso numa campanha. Bom, não é bem assim, mas é indiscutível sua importância. Ela possui uma enorme vantagem sobre as mídias tradicionais porque nos dá a possibilidade de segmentar públicos e mensagens, o que a TV, rádio e jornais, por exemplo, não conseguem. Ou seja, eu posso falar de coisas distintas para públicos distintos. Pessoas são diferentes umas das outras, não pensam iguais, não consomem conteúdo da mesma forma e, com o impulsionamento de conteúdo, isso ficou ainda mais fácil de fazer.
No digital, passado e presente se misturam, não basta dizer que é a melhor opção, você precisa mostrar que é a melhor opção entre os concorrentes. Para isso a internet é essencial, pois ela nos dá condições de analisar os adversários e a identificar problemas e tendências na campanha.
Toda campanha vitoriosa possui componentes visuais fortes, seja através de cores, símbolos, imagens ou outros elementos visuais. Mas ninguém gosta de ficar horas on-line consumindo o mesmo tipo de conteúdo. É preciso ir renovando e disseminando uma quantidade enorme de conteúdos na rede que se alinham com a mensagem do candidato. Neste caso, as redes sociais ajudam e muito. Nas redes sociais, imagens, fotos e vídeos são armas poderosíssimas, tanto para o bem quanto para o mal, por isso tenha um planejamento de conteúdo muito bem elaborado.
Não esqueça de pensar sua comunicação no mobile
Atualmente, o Brasil é o 5º país com a maior quantidade de usuários de smartphones no ranking mundial. É o que revela um levantamento feito pela plataforma de descontos CupomValido, com dados da The World Bank e Statista, sobre os smartphones no mundo.
Ou seja, mais do que informar, sua comunicação precisa estar em constante evolução para acompanhar tendências, comportamentos e os anseios do seu público. Hoje em dia, o celular se tornou o principal veículo para informações e relacionamentos, seja através de mensagens, áudios, vídeos, fotos ou ligações gratuitas e ilimitadas. É muito poder na palma das nossas mãos.
Como vimos, existe muito potencial para uma campanha eleitoral através da internet, mas vou ser sincero: é quase impossível usar todo seu acervo de ferramentas de forma significativa. Então, não deixe tudo para última hora, aproveite a pré-campanha para começar seu planejamento e a estruturar sua relação com o eleitor. Esse relacionamento político/eleitor leva tempo.
Sobre mim

Meu nome é Marcelo Fabrão. Sou marqueteiro político há 16 anos. Casado, pai de dois meninos lindos, Filipe Lucas e David Luiz. Amo filmes, séries, rock, fotografias, bateria e Muay Thai. Em 2020, no meio daquela pandemia infernal, percebi a importância do branding na estratégia de comunicação eleitoral e me tornei um estrategista de marcas com o propósito de ajudar políticos a se transformarem em marcas sinceras e atuais. Além de consultor de Marketing Político e Branding, sou diretor de um Instituto de pesquisa e da agência Fabbron. Me siga no Instagram @marcelorfabrao e no Linkedin
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Uma resposta
Ótimo. É isso mesmo. você é fera sabe o que está falando.