Realizada por meio do projeto Caminhos do Graffiti, iniciativa teve o tema “Londrina Cidade das Artes” e foi coordenada pela artista Kenia Kuriki
O LONDRINENSE com Assessoria
O projeto Caminhos do Graffiti concluiu, no domingo (27), a execução de sua terceira intervenção artística, realizada no viaduto da Avenida Celso Garcia Cid, sobre a Avenida Dez de Dezembro. Conduzida pela grafiteira Kenia Kuriki, a ação teve o tema “Londrina Cidade das Artes” e contou com a participação da artista convidada Jay Moraes, de Cascavel, e dos 20 alunos que integram o projeto.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC) e o Coletivo Capstyle. Entre 22 e 23 de março, Kuriki ministrou uma oficina aos alunos, abordando aspectos práticos e teóricos da técnica do estêncil. Na sequência, dos dias 24 a 27, as duas artistas realizaram os trabalhos de grafitagem, que aludem a diversas manifestações artísticas como a música, a dança e o circo, entre outras.
Kuriki se disse bastante satisfeita com o resultado das oficinas, explicando que o trabalho realizado pelos alunos foi incorporado às pinturas executadas nos viadutos. “Eu havia elaborado um layout inicial, mas que previa espaço para as contribuições dos participantes do projeto. Por isso, durante as oficinas, incentivei que eles criassem estênceis que remetessem à sua relação com a arte, e incorporamos esses materiais à criação dos painéis. Ou seja, foi uma criação coletiva, e agradeço à participação de cada um, pois vejo que já são grandes artistas, repletos de talento, dedicação e potencial”, afirmou.
Ainda segundo a grafiteira, ter participado de uma obra dessa dimensão foi marcante. “Fiquei emocionada, pois esse é o maior trabalho que fiz até hoje, e que foi elaborado a muitas mãos. Como o viaduto é bastante extenso, essa união de forças foi muito importante, pois permitiu que a obra fosse executada com sucesso”, frisou.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, um dos principais objetivos do projeto é promover uma transformação na paisagem urbana de Londrina. “É uma forma de embelezar a cidade, transformando-a em uma grande exposição a céu aberto, e buscando resgatar valores culturais e históricos importantes para Londrina. Estamos muito felizes com o andamento do projeto e já planejamos a próxima edição”, disse.
O assessor executivo da SMC, Valdir Grandini, salientou que a iniciativa visa trazer visibilidade tanto para grafiteiros quanto grafiteiras ativas em Londrina. “Temos muitas artistas mulheres que se destacam pela sua habilidade e criatividade. Essa última ação é um exemplo disso, pois foi coordenada pela grafiteira Kenia Kuriki e primou pela organização e cumprimento dos objetivos. Isso mostra que as mulheres do graffiti estão cada vez ocupando mais espaço no cenário cultural de Londrina”, pontuou.
Oficinas – Para disseminar a prática do graffiti e promover a formação de artistas locais, todas as ações do projeto contam com oficinas gratuitas voltadas ao aprimoramento dos iniciados nesta arte. Foram disponibilizadas 20 vagas para as oficinas, que incluem 10 bolsas de incentivo para possibilitar a participação de jovens de baixa renda e que residem nos bairros periféricos.
Cronograma – Ao todo, o projeto Caminhos de Graffiti realizará intervenções em sete viadutos de Londrina. A primeira ação foi conduzida no pontilhão da Avenida Attílio Octávio Bisatto, sob coordenação do artista Huggo Rocha, do coletivo CapStyle. Promovida com o tema “Café”, a atividade contou com a participação dos grafiteiros Muka, Ecoarte, Poison, Pow e Napa.
Em seguida, foi contemplada uma das estruturas presentes na Avenida Celso Garcia Cid, com trabalhos alusivos aos pioneiros e à história da cidade. Essa ação foi realizada pelos artistas Napa, Seth, Muka, Ecoart e Narizinho.
Com a conclusão do segundo pontilhão da Avenida Celso Garcia Cid, cujo tema foi “Londrina Cidade das Artes”, o projeto prosseguirá em dois viadutos da Avenida Santos Dumont (de 5 a 10 de abril; e de 19 a 24 de abril). Por fim, serão feitas intervenções nos pontilhões da Avenida Juscelino Kubitschek (10 a 15 de maio) e Avenida Dez de Dezembro (24 a 29 de maio).