Skip to content

Procon fiscalizará cumprimento da lei sobre prevenção de acidentes domésticos

Quarta semana de agosto vem lembrar a sociedade sobre a importância de prevenir acidentes com crianças; segundo SBP 90% deles podem ser evitados, mas eles ainda são a principal causa de morte dos pequenos

O LONDRINENSE com assessoria

A partir da próxima segunda-feira (5), as quatro fiscais do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-Ld) realizarão uma operação em bares e restaurantes da cidade para verificar o cumprimento da Lei Municipal 12.588/2017. O objetivo do Procon é conscientizar e ajudar a prevenir acidentes domésticos com crianças, por meio do uso da Manobra de Heimlich.

Ação também visa divulgar a Lei Municipal 13.170/2020, que institui em Londrina, que, durante a quarta semana de agosto, devem ser realizadas ações de conscientização e prevenção de acidentes domésticos com crianças. Isso porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a maioria dos acidentes com os pequenos pode ser evitado (90%). Mesmo assim, eles ainda são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. Entre os bebês e crianças de 1 a 3 anos, a maior vulnerabilidade está nos casos de engasgo.

Segundo a médica emergencista do SAMU Londrina, Jamile Santos Silva do Vale, a manobra de Heimlich é tão importante que todos deveriam aprender a fazê-la. Isso porque é comum que os socorristas do Samu recebam o chamado para atendimento de engasgo. Quando isso acontece, o maior risco é obstruir a via aérea, que consequentemente, provoca uma parada cardiorrespiratória por falta de oxigenação. “Por isso, quanto antes a via aérea for desobstruída, menor será o risco de óbito. Daí a importância da população também ter o conhecimento da manobra de Heimlich, que é uma manobra simples e que não necessita de nenhum outro recurso. Ela é muito eficaz e raramente não tem resposta. Já tivemos caso, que quando chegamos na residência do chamado, a própria mãe já havia feito a manobra de forma intuitiva e a criança já estava chorando”, explicou a médica do Samu.

Para ajudar a população a saber o que fazer em caso nestes casos de engasgo, os bares e restaurantes precisam fixar um cartaz explicativo sobre a manobra de desengasgo, em um local visível para todos, conforme dita a Lei Municipal nº 12.588/2017. O cartaz informativo está disponível no site do Procon, de forma gratuita (clique aqui para ver).

Nele estão elencados os passos que devem ser seguidos para desengasgar as crianças de maneira rápida e eficiente. Também estão colocados em destaque os telefones de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é o 192, e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), Disque 193.

Segundo o diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota, durante a semana, cerca de 100 estabelecimentos comerciais devem ser inspecionados. Ação essa que pretende difundir a importância da manobra de Heimlich entre toda a população. “Vejo como uma ação muito positiva e educativa, pois é um projeto relativamente simples de ser executado, com custo quase zero para os empresários, porque é apenas a colagem de um cartaz, que a Prefeitura de Londrina já fornece gratuitamente pela internet, mas que contém informações de grande impacto para sociedade. Com isso, evitamos a ocorrência de tragédias relacionadas a uma coisa tão corriqueira que é a alimentação”, explicou Mota.

Caso o bar ou restaurante não tenha fixado o cartaz em seu estabelecimento, as fiscais do Procon vão notificar o comerciante, que terá 30 dias para colocar o informativo ou para arrumar, caso ele esteja com informações erradas. Depois deste prazo, o órgão de defesa do consumidor poderá aplicar multa de R$ 500,00 como prevê a legislação. As Leis Municipais  12.588/2017 e 13.170/2020 são de autoria da vereadora Daniele Ziober.

Como salvar uma vida em crianças – De acordo com as instruções do cartaz, para salvar uma vida de um bebê que engasgar é preciso apoiá-lo no braço, de barriga para baixo e com a cabeça mais baixa que o corpo, tendo o cuidado de manter a boca do bebê aberta. Em seguida, deve-se aplicar cinco batidas (com a palma da mão) no meio das costas do bebê, na região entre as escápulas. Depois, é preciso virar o bebê com a barriga para cima, mantendo a inclinação original e a boca aberta, e iniciar cinco compressões no osso do peito da criança, logo abaixo da linha imaginária traçada entre os mamilos. Essa manobra deve ser feita quantas vezes forem necessárias para visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca do bebê ou até ele expelir o que estava engasgado.

Para ajudar a população a tirar dúvidas sobre o que fazer em caso de obstrução de via aérea por corpo estranho (Ovace), a médica do SAMU e cirurgiã oncológica, Kelly Silva, gravou um vídeo e fez um resumo sobre o assunto. Os interessados podem assisti-lo clicando aqui. “O ideal é a prevenção e não precisar usar essas manobras, mas em uma emergência, saber como proceder, salva vidas, porque s manobras são importantíssimas, mas a população não deve esquecer de acionar o serviço de emergência 192 ou 193”, apontou Silva.

Para mais dicas e formas de manejo diante de situações de acidentes domésticos, a Sociedade Brasileira de Pediatria disponibiliza um manual. Nele é possível encontrar mais informações sobre cuidados para prevenir a queimaduras, traumas por impacto, afogamentos, quedas, aspiração e sufocação, entre outros. O manual pode ser acessado aqui.

Manobra de Heimlich em adultos – Nos adultos, a Manobra de Heimlich também salva vidas. Para fazê-la é preciso envolver a pessoa engasgada nos braços, entre a caixa torácica e o umbigo. Fechar bem as mãos, mantendo o polegar fora. É preciso segurar o punho com a outra mão, pressionando com firmeza para cima. Quem está ajudando deve avaliar se a desobstrução foi concluída e se o engasgado voltou a respirar. Se não voltar, é preciso fazer a manobra novamente, até que a pessoa expulsar o objeto do engasgo.

Foto: Emerson Dias/N.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.