Entre sábado (3) e domingo (4), serão seis corridas com os melhores pilotos do país em suas modalidades correndo no Autódromo
O LONDRINENSE com assessoria
Apaixonados pela velocidade sobre quatro rodas terão motivos de sobra para celebrar e desfrutar da movimentada programação automobilística que Londrina oferece neste fim de semana. Serão dias intensos de corridas, neste sábado (3) e domingo (4), trazendo ao Autódromo Internacional Ayrton Senna a etapa dupla da Copa Truck e a prova da NASCAR Brasil Sprint Race. Ao todo, o público poderá acompanhar seis corridas e mais de dez horas de atividades de pista nessa programação integrada, além de duas sessões de visitação aos boxes e outras ações promocionais.
LEIA TAMBÉM
No formato de etapa dupla, os pilotos da Copa Truck terão duas tomadas de tempo para definição dos grids de largada, com ambas abrindo a programação junto de um warm up para checagem geral. Eles correrão nos dois dias na primeira rodada dupla de 2023, totalizando quatro corridas, duas em cada dia.
Já as duas provas da NASCAR Brasil, incluindo a tradicional corrida sunset, ocorrem neste sábado (3), com o domingo (4) voltado apenas para a Copa Truck. Todos os treinos livres do evento ocorreram na sexta-feira (2).
A maior parte dos ingressos já está esgotada, e as entradas agora estão disponíveis apenas nas bilheterias do autódromo. Hoje, as atividades começam a partir das 8h, quando os portões serão abertos, e terão a última corrida às 17h50. O Autódromo Ayrton Senna estará aberto no domingo (4) nesse mesmo horário, e a programação terá a última corrida às 13h10.
O público londrinense e visitantes de outras cidades terão vários atrativos para curtir. São cinco paranaenses no grid, entre eles o atual campeão – Wellington Cirino, o atual líder do campeonato – Jaidson Zini, a piloto mais famosa do grid – Debora Rodrigues, e a dupla Leandro Totti e Rodrigo Taborda, da Vannucci Racing, equipe com sede na cidade paranaense.
Dentro da pista o equilíbrio será a tônica: nenhum piloto conseguiu repetir a vitória nas quatro provas disputadas na história da Truck no local, com todos os pilotos das duas categorias, Pro e Super (que juntos ultrapassam 30 nomes), já tendo somado pontos neste ano.
LEIA TAMBÉM
Na Pro, que tem o cascavelense Zini na liderança, são nada menos que seis pilotos separados por 16 pontos (Zini, Beto Monteiro, André Marques, Felipe Giaffone, Debora e Raphael Abbate), com os seis primeiros na tabela tendo completado e pontuado em todas as provas já disputadas.
Já na Super, Evandro Camargo lidera com uma folga de 11 pontos, mas o resto vem embalado atrás dele, com dois pontos separando Fabio Fogaça, Thiago Rizzo e Jô Augusto Dias. Entre as montadoras, a Mercedes busca se recuperar e descontar os 12 pontos que possui de desvantagem para a Volkswagen.
Os fãs da Copa Truck que vão ao autódromo ou assistirão pela TV podem ficar animados, já que, pela previsão, a chuva deve passar longe do norte do Paraná, com as temperaturas variando entre 16 e 24 graus.
Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, sediar eventos nacionais de renome no Autódromo Ayrton Senna, como a Copa Truck e a NASCAR Brasil, movimentam a cidade e a economia local, dando visibilidade ao esporte em Londrina. “Teremos aqui etapas incríveis com os melhores pilotos de caminhão da Truck e os da velocidade da NASCAR, que estarão correndo em nosso autódromo. É um evento sensacional, estamos com hotéis muito bem ocupados por conta do volume de pessoas mobilizadas, incluindo outros eventos como os Jogos de Aventura e Natureza, que é estadual e conta com participação da FEL. Estamos empolgados para esse período de intensa atividade”, afirmou.
Segundo Oguido, é fundamental trazer diversas modalidades para Londrina e criar opções de esporte e lazer para a comunidade. Ciente disso, a Prefeitura efetuou a manutenção do autódromo para melhor receber as equipes e suas máquinas. “Faremos de tudo para abraçar, cada vez mais, eventos e oferecer o suporte que pudermos. Agradecemos muito a CMTU e a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação pelo empenho nessas ações, sendo órgãos que nos ajudam na manutenção dos espaços públicos da cidade para que seja possível receber tantas iniciativas importantes”, concluiu.
LEIA TAMBÉM
NASCAR Brasil – Depois de 34 dias, as máquinas voltam a acelerar e acoplam faróis para o desafio tão esperado do campeonato na busca dos títulos das categorias PRO, PROAM e AM. A primeira corrida será hoje (3), às 13h, enquanto a corrida noturna terá largada ao anoitecer a partir das 17h30. Os dois treinos classificatórios que definem os grids de largada no traçado misto e extenso da pista paranaense (3.146 km) estão programados para a manhã do sábado a partir das 10 horas com transmissão ao vivo no Youtube da @NASCARBrasil.
Este ano, as etapas são todas em circuitos nacionais e na prova de Londrina o grid é composto por 36 pilotos, sendo um estrangeiro (Portugal) e representantes de cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), oito Estados e o Distrito Federal (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Pará, Mato Grosso), além de 18 cidades brasileiras. Dentre eles, são 16 estreantes na temporada.