Skip to content

Como manter seu PIX a salvo em caso de roubo de celular

Para evitar ter que adquirir um segundo celular para manter os aplicativos de banco em casa, especialista dá dicas de segurança de como dificultar a ação de ladrões

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Não tem jeito, nossa vida está cada dia mais conectada à internet e o celular se tornou fundamental. Ele nos permite trabalhar, comprar e manter a organização do dia a dia onde quer que estejamos. No entanto, isso também traz alguns problemas. Principalmente quando o perdemos. Em São Paulo, a onda de roubos e furtos de celulares é tão grande que muita gente está optando por manter um segundo celular em casa, onde ficam armazenados os apps de bancos. Isso foi notícia em vários portais e programas de televisão de nível nacional. Em Londrina, a situação não é tão caótica como na maior metrópole do país, que requeira uma medida tão drástica assim. Principalmente porque nunca sabemos quando o cartão vai dar problemas – o que é muito comum – e é preciso usar um PIX de emergência.

Mesmo assim, é bom tomar alguns cuidados para evitar prejuízos. Consultamos o advogado especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Fernando Peres, que passou algumas dicas fáceis de serem tomadas para evitar prejuízos maiores. Confira:

  1. Imponha um limite de transferência – é possível programar um limite de transferência diário no PIX.
  2. Ative o reconhecimento facial ou biometria – Ambos são muito mais difíceis de serem acessados que uma senha, que pode ser quebrada.
  3. Desative notificações na tela bloqueada.
  4. Limpe seus dados no iCloud ou Google – É possível apagar os dados do seu smartphone remotamente via iCloud ou Google, se ele for roubado ou furtado.
  5. Não mantenha senhas anotadas no celular, em blocos de notas.
  6. Use um software (cofre) que esconde os aplicativos e só os libera mediante senha. Nas lojas APP Store e Play Store é possível encontrar vários do tipo. Escolha os mais bem avaliados.
  7. E, lógico, comunique imediatamente seu banco o roubo ou furto do celular, para que bloqueie  o uso da conta pelo aplicativo.
  8. Faça um B.O na polícia – Para evitar problemas futuros, é necessário fazer um boletim de ocorrência sobre a perda/furto ou roubo do aparelho de celular.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.