CMTU divulga programação do Maio Amarelo 2023

road-accident-with-smashed-cars

Mês dedicado à conscientização sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito terá atividades diversas em vários pontos da cidade

O LONDRINENSE com assessoria

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou um calendário de ações a ser desenvolvido em Londrina nas próximas semanas, quando cidades de todo o Brasil celebrarão os 10 anos do Movimento Maio Amarelo. A campanha, que aposta na educação e conscientização como ferramenta de mudança, tem como objetivo articular poder público e sociedade em iniciativas capazes de reduzir o alto número de mortos e feridos nas vias.

No município, as atividades serão realizadas entre os dias 2 de maio e 3 de junho, distribuídas em semanas temáticas com foco em condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas. A programação contará com blitze educativas, curso de pilotagem, intervenções em faixas de segurança, entrega de brindes, abordagens em bares, pedalada e apresentações artísticas, além de inserções na mídia local.

Programação – A largada na campanha irá ocorrer nesta terça-feira (2), quando motoristas serão abordados na avenida Juscelino Kubitschek (JK), nas proximidades do número 122, em um trabalho educativo contra o excesso de velocidade. Eles serão chamados a assistir a um breve vídeo sobre o assunto, receberão orientações de segurança e poderão levar para casa brindes alusivos ao Maio Amarelo.

A mesma atividade irá se repetir no dia 4, também na JK, mas próximo ao cruzamento com a rua Professor João Cândido. No dia 6, será a vez da avenida Santos Dumont, em frente ao 2º Comando Regional da Polícia Militar (PM), receber a iniciativa. A escolha das vias se deu em razão dos projetos que pretendem readequar para 50 km/h a velocidade máxima permitida em determinadas avenidas da cidade.

Até o final desta primeira semana de atividades, CMTU e Secretaria Municipal de Educação (SME) estrearão uma exposição com gravuras e mensagens de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  A iniciativa integra o projeto “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”, que desde o ano passado atende a 15 escolas com materiais formativos, teatro de fantoches e atuação de palhaços na área de segurança viária.

Os trabalhos, produzidos em sala de aula, ficarão em exibição até o final do mês nos shoppings Boulevard e Londrina Norte. De acordo com o gerente de comunicação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, as pinturas foram a forma encontrada pelas crianças para expressar pensamentos e emoções relacionados ao trânsito. “Os desenhos representam o gesto de ‘pare’ com as mãos, feito por estudantes que deveriam ser constantemente cuidados, mas que, por vários motivos, enxergaram a necessidade de cuidar, de atrair a atenção dos adultos para o tema”, explicou.

No dia 8, a CMTU fará a abordagem de motociclistas no estacionamento do Zerão. O intuito é instruir quanto à importância de manutenções preventivas nas motos, reunir inscritos para a próxima edição do curso de direção defensiva ministrado pelo Município e fazer a instalação de antenas corta-pipa – indispensáveis na proteção contra acidentes com linhas e o chamado cerol.

Para ampliar o número de motociclistas atendidos, a ação – que envolve também a distribuição de materiais informativos, camisetas e garrafas de plástico – será realizada novamente no dia 10, no Terminal Milton Gavetti, localizado na avenida Sylvio Barros, e no dia 11, na avenida Guilherme de Almeida, imediações do número 2.275.

No dia 15, conjunto Cafezal, pela manhã, e jardim Bandeirantes, à tarde, receberão ações do “Olhe e Sinalize”, campanha permanente que visa estimular entre os pedestres o hábito de estender o braço na margem da pista para pedir passagem, aguardar a parada dos veículos, fazer contato visual com o motorista e só então iniciar a travessia.

Em 17 de maio, o Calçadão da avenida Paraná será palco de intervenções cujo propósito é convencer quem se locomove a pé a ser mais responsável no trânsito, atravessando as vias somente nos locais corretos, no momento permitido pelos semáforos e das formas adequadas.

O evento terá interação com palhaços, jogo de perguntas e respostas sobre normas de circulação e uma cabine fotográfica móvel à disposição do público. A intenção é que as pessoas acessem o espaço, tirem fotos com placas em referência ao Maio Amarelo e postem as imagens nas redes sociais, garantindo engajamento na campanha.

No dia 19, a CMTU irá até o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte, na avenida Saul Elkind, para alertar quanto aos riscos a que essa parcela da população está exposta quando sai às ruas. Além de orientações sobre o uso da faixa, serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e de visão. Após o encontro, os idosos atendidos irão a locais de travessia, munidos de guarda-chuvas amarelos com mensagens de paz, para chamar a atenção dos motoristas.

Em 21 de maio, mais uma turma passará pela capacitação em pilotagem defensiva promovida pela CMTU. Ministrado por agentes municipais, o curso é destinado a motociclistas interessados em aprimorar – com conteúdos teóricos e práticos – técnicas de segurança na condução de motos. A aula será realizada no Tiro de Guerra de Londrina, das 8h às 12h, e as inscrições podem ser feitas no site cmtu.londrina.pr.gov.br, no menu “Trânsito”, opção “Educação no Trânsito” / “Requerimentos”.

Entre os dias 24 e 26, a partir das 18h30, servidores da companhia buscarão sensibilizar frequentadores de bares – entre eles, os instalados na praça de alimentação do Catuaí Shopping – quanto aos riscos assumidos quando alguém conduz um veículo após a ingestão de bebida alcoólica. Com bafômetros descartáveis e materiais informativos, eles convidarão o público a realizar exames de alcoolemia.

A atividade será totalmente educativa, como forma de orientar quanto aos perigos da bebida atrelada à direção. A ideia é provocar entre os abordados um momento de reflexão, destacando a importância de eleger um motorista da rodada, chamar um táxi ou carro de aplicativo quando a intenção for beber.

Na manhã do dia 25, a programação incluirá uma simulação de acidente na área central da cidade. Já no período da noite, blitze da Lei Seca serão realizadas em vários pontos da cidade para coibir o consumo de bebida ao volante. As ações irão ocorrer simultaneamente e terão participação da CMTU, das polícias rodoviária Estadual e Federal (PRE e PRF), assim como da PM e da Guarda Municipal (GM).

No dia 30, uma atividade com ciclistas será promovida na ciclovia do Igapó II, no cruzamento da rua Professor Joaquim de Matos Barreto com a avenida Higienópolis. O propósito da iniciativa é distribuir sinalizadores e orientar os amantes de bicicleta sobre condução segura.

Em 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, a CMTU realizará o passeio ciclístico “Londrina, cidade em movimento”, com percurso de 15 km a partir do Centro Cívico. Voltada a adultos e crianças em trajetos de dificuldade leve, a pedalada nasceu em 2022 com o propósito de reunir os participantes em ações de lazer, atividade física, solidariedade e companheirismo.

Além de demonstrar a viabilidade da bike como meio de transporte legítimo e seguro, o evento busca ainda um despertar de consciência entre os motoristas, para que protejam e respeitem o espaço de ciclistas e pedestres, considerados os elos mais frágeis no trânsito.

Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a campanha é oportunidade ideal para reforçar ensinamentos, refletir sobre a importância da vida e rever comportamentos nocivos. Ele ressaltou que a construção de um trânsito mais seguro e humanizado é urgente e depende da participação de todos. “De 2015 para 2022, as mortes nas ruas e avenidas do município caíram quase pela metade, de 100 para 56. No entanto, nós só continuaremos avançando se todos atuarmos de maneira conjunta, chamando para si a responsabilidade pela mudança”, lembrou.

Campanha – O movimento Maio Amarelo nasceu como resposta a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em março de 2010, definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. De lá para cá, vários países ao redor do mundo adotaram o mês como referência para o desenvolvimento de iniciativas na área.

Em Londrina, as atividades de conscientização tiveram início em 2014, buscando articulação entre órgãos públicos e os vários setores da sociedade. Em função da pandemia covid-19, em 2020 e 2021, boa parte das práticas educativas ocorreu virtualmente ou de forma reduzida.

Em 2022, com o arrefecimento da crise sanitária e a volta dos encontros, os trabalhos foram intensificados e a programação alcançou aproximadamente 22 mil pessoas. Naquele ano, 2.708 acidentes e 56 óbitos foram registrados nas vias da cidade. Em 2023, ente os meses de janeiro e março, a quantidade de ocorrências chegou a 655, com 16 vítimas fatais.

Foto: Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress