Skip to content

Campeonato Paranaense de Bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo (29) no Moringão

Serão 16 corporações diferentes de vária regiões do Estado se apresentando

O LONDRINENSE com assessoria

Após 20 anos de intervalo, Londrina volta a sediar uma competição para diferentes formações musicais de rua. O IV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras deve reunir cerca de 1.500 músicos no Ginásio do Moringão, neste domingo (29), a partir das 13 horas, com 16 corporações diferentes representando várias regiões do estado. Bandas de Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa, entre outras cidades, estão confirmadas. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

LEIA TAMBÉM

Um dos objetivos é retomar a tradição que faz parte da história de Londrina, cidade que já contou com formações musicais de expressão nacional, como a Banda Marcial do Colégio Marista e a Banda Marcial do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em diferentes épocas. Muitos músicos surgiram neste ambiente onde a disciplina, a dedicação e o companheirismo estão misturados à prática musical.

Referência em bandas

Maestro que tornou a Banda Marcelino Champagnat uma referência nacional, onde atuou por 25 anos, Francisco Venâncio é um dos fundadores da Liga Paranaense, em 2016, e hoje atua como coordenador técnico. “Estou envolvido com isso há 40 anos. Vários músicos saíram de bandas e hoje trabalham em orquestras. A Liga estava num movimento crescente, mas deu uma parada por causa da pandemia. Retomamos em 2022, quando o Campeonato Paranaense foi realizado em Apucarana”, ressalta.

Durante a competição, as bandas se posicionam na quadra e desfilam obrigatoriamente pelas marcações, marchando e executando uma peça. Posteriormente, alinham-se em frente aos jurados para tocar as obras programadas. Cada apresentação dura, em média, 20 minutos. Os critérios de avaliação incluem uniformidade, marcialidade, marcha, alinhamento, garbo, afinação, performance e apresentação. Ao todo, são sete categorias, incluindo desde bandas de percussão a bandas sinfônicas.

Transformação pela arte

Coordenador administrativo da Liga Paranaense, da qual foi presidente por dois mandatos, o maestro Johnny Liberatti, da Banda Marcial de São José dos Pinhais, uma das mais destacadas do Paraná, confirma a importância do evento: “O objetivo da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras é resgatar as formações que estão paradas ou adormecidas. Nosso intuito é educacional, a gente transforma a vida desses alunos pelas artes”.

Para o ano que vem, a V edição do Campeonato Paranaense já está confirmada, e será realizada novamente em Londrina, desta vez no ambiente natural das bandas e fanfarras: as ruas, com desfiles públicos.

“O campeonato visa estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes mediante competições, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas e contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo”, destaca Leirton Marques, da Hemize, empresa organizadora do evento ao lado da Liga Paranaense.

Depois de 20 anos, Londrina volta a receber o Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras. Será a partir das 13 horas, no Moringão
Reprodução/Facebook

Oportunidade

Para Marcelo Oguido, presidente da Fundação de Esportes de Londrina, o campeonato ajuda a despertar o interesse da comunidade: “É uma oportunidade, após 20 anos, de retomar e fomentar cada vez mais a competição das fanfarras. Tem muita gente envolvida com bandas e fanfarras. Esse evento é uma forma de aproximar a comunidade londrinense e atrair novos adeptos”, acrescenta.

As formações classificadas no domingo vão participar da competição nacional que será realizada em dezembro na cidade de Amparo (SP).

Serviço – IV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras

Quando: Domingo (19), às 13 horas.
Onde: Ginásio do Moringão, em Londrina.
Quanto: 1kg de alimento não perecível para ser doado a entidades filantrópicas.
Classificação indicativa: Livre.
Realização: Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras, Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras e Fundação de Esportes de Londrina.
Apoio: Hemize Projetos, Fundação de Esportes, Codel, Prefeitura de Londrina e 2º. Serviço de Registro de Imóveis de Londrina.
Patrocínio: Ministério da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Banda Marcial de São José dos Pinhais/Divulgação

LEIA TAMBÉM – Reformas e pequenos reparos em imóvel alugado: quem deve pagar?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.