Uma série de de dados confusos vem sendo apresentados desde de o dia 29 abril
Mirella Fontana
O LONDRINESE
No dia 12 de abril, o Ministério Público do Paraná fez uma recomendação administrativa para que a Prefeitura de Londrina mude a forma de divulgação do Boletim Epidemiológico Municipal da Covid-19. De acordo com o MP, o boletim deveria apresentar dados mais relevantes, como por exemplo, o número de pacientes à espera de leitos. A recomendação foi dirigida ao prefeito Marcelo Belinati (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Apesar das recomendações do MP, o boletim diário continua sendo emitido sem as informações que são necessárias para a conscientização para a população. E piorou, nos últimos tempos.
Os dados apresentados através do relatório da Secretaria de Saúde estão cada dia mais confusos e cheio de incongruências como mostra o boletim emitido no dia 29 de abril, que apresenta nenhum curado pela Covid-19.

Já o boletim do dia 28 de Abril, mostra, 129 pessoas curadas.

Outro dado que apresenta inconsistência é o número acumulado de contaminados:

Se o gráfico apresenta uma soma de contaminados por faixa etária como pode diminuir de um dia para o outro?
Outro exemplo: No dia 03 de maio a Secretaria de Saúde afirma que Londrina teve 128 novos casos, entretanto, se somarmos o número de casos do dia por faixa etária, dá 151 novos casos.


O LONDRINENSE conversou com o secretário municipal de saúde sobre as incongruências encontradas. Segundo Machado: “Foi erro de digitação na hora de passar pro boletim. No dia 01/05 eram 21495 confirmados de 20 a 39 anos.”
Uma resposta
Kkkkk… Sempre a porra de “erro de digitação”. Comédia.