Por Mirella Fontana

Londrina é uma cidade com muitas qualidades, pode ser chamada de moderna, inovadora, linda e acolhedora. Mas tem um defeito muito grande e triste, o de não preservar seu passado.
Acredito piamente que uma “cidade sem memória é uma cidade sem história” e Londrina, caminha a passos largos para isso. Aqui tudo vira prédio e, ao contrário da nossa capital, Curitiba, que faz questão de preservar o legado de seus fundadores, a gente faz questão de demolir. Restaurar, dar uma nova finalidade, construir museus, transformar em prédios públicos que transmitam o que foi nosso passado parecem estar longe da finalidade da nossa administração.

Memórias? Apenas dentro do museu! Onde estão os ícones da nossa cidade? Onde foram parar as pedras que estavam no calçadão? E as lindas luminárias que também faziam parte dele? Até o banco de cimento que ficava no bosque foi pintado! Um crime! Uma vergonha!

A casa dos sete anões, foi demolida e se transformou no Banco do Brasil. Mas ainda temos, atravessando a rua, a linda casa dos Garcia Cid, que também abriga uma agência bancária, sabe-se lá por quanto tempo, espero que por muitos anos.

Ontem, recebi a triste notícia que o casarão dos Garcia Molina, localizado na Rua Santos, está sendo demolido, confesso que meu coração ficou apertado. Cresci naquele entorno, passava na frente todos os dias, sonhava (porque todos nós sonhamos, ué!) que se um dia ganhasse na Mega Sena ou tivesse o benefício de ficar rica através do suor do meu trabalho (o que é muito difícil) em morar lá. Não vou mais!

Quando a Net se instalou na casa e precisei reclamar do valor da conta que veio errado, tive a oportunidade de conhecê-lo por dentro, pedi na cara de pau, se poderia dar uma voltinha por seu interior. Era magnífico, com uma escada em madeira que nunca vou esquecer.

O casarão ficou a venda por dois anos, pelas informações que recebi, vai se transformar em mais um empreendimento da construtora Plaenge. Mais uma grande lástima pra nossa Londrina, a cidade sem história!

Fotos: José RoberStones Pieretti


Compartilhar:

1 comentário

  1. É triste sim. Mas por que os londrinenses não fizeram uma vaquinha para pagar o iptu e outras despesas da casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.