Livraria Olga inaugura na próxima sexta-feira

A cidade ganha uma livraria de rua que segue a tendência do mercado livreiro reunindo livros, escolhidos a partir de um grupo de curadores, e um café

O LONDRINENSE com Assessoria

Londrina é uma cidade marcada pelo espírito de vanguarda, das edificações modernistas de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi às universidades e festivais de teatro, música, dança e literatura, sempre alinhada com o mundo das artes e das letras. A Olga – A Livraria da Cidade surge com o intuito de resgatar e reunir a cultura local, um espaço pensado e criado para retomar o prazer da leitura, da conversa e da diversão na compra de livros em Londrina. A livraria, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 10h, está localizada na Rua Pio XII, 313, e contará também com um charmoso café.

As atividades da livraria iniciaram-se no mês de abril de 2022, de forma itinerante, em eventos culturais e feiras, a partir da participação na feira Okupa, para levantar fundos para a compra de um acervo especial de livros, revistas e vinis selecionados por curadoras e curadores. A Olga – A Livraria da Cidade, que foi idealizada e reuniu três amigos – Camila Fontes, artista e pesquisadora nas artes da cena; Maria Carolina Araújo, professora universitária e antropóloga; e Fábio Coltro, professor universitário, anarquista e colecionador de livros e vinis -, é estruturada a partir de curadorias.

Assim, todo o acervo foi escolhido e indicado por pessoas das áreas específicas nas quais a livraria pretende atuar. Professores e professoras universitários, artistas e artistes, leitoras e leitores. “Chamamos pessoas de diferentes áreas, mas em comum todes são pessoas que gostam de ler e transitar por livrarias em qualquer canto que passam, e nos diziam que sentiam falta de um espaço para sentar, tomar um café e ficar tranquilas com seu livro”, conta Camila Fontes, uma das sócias e idealizadoras da Olga.

Além dos três sócios, o grupo de curadores foi formado pela professora e diretora Thais Helena D’abronzo, pelo pesquisador Raphael Pappa Lautenchlaeger, pela artista Alegora, entre outros colaboradores.

A arquiteta londrinense Camila Forbeck desenvolveu o projeto arquitetônico seguindo a proposta que orienta o seu trabalho: revitalizar espaços no centro da cidade. Para Forbeck, os espaços privados podem e devem ser articulados de maneira que se estendam para o ambiente público e coletivo. Em seu projeto, a arquiteta traça linhas para que o desenho entregue algo para o cidadão. De acordo com Camila Fontes, o convite para a arquiteta não foi por acaso, mas seguiu a ideia da livraria de proporcionar encontros com a leitura e o espaço público. A fachada da livraria foi pensada e pintada pela artista Kenia Kuriki que é tatuadora e grafiteira.

Serviço:

Olga – A Livraria da Cidade

Rua Pio XII, 313 – Londrina -PR

Horário de funcionamento:

Quarta-feira a sexta-feira das 10h às 19h

Sábado das 10h às 18h

Domingo das 10h às 15h.

Telefone: (43) 999957499

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.