Skip to content

Jovens criam método para ensinar mulheres a fazer as próprias roupas

Projeto Traçando Moda ensina modelagem, corte e costura para quem não sabe nada do assunto

O LONDRINENSE com assessoria

Consumo consciente, protagonismo e, principalmente, possibilidade de fazer verdadeiramente uma escolha de moda e estilo. Costurar as próprias roupas proporciona tudo isso e foi pensando nisso que uma dupla de amigas e empresárias de Londrina resolveram criar o projeto Traçando Moda, um curso de costura e modelagem de roupas. Na próxima quinta-feira (26), às 19h30, haverá uma aula gratuita e on-line ao vivo onde será mostrados os TRÊS passos para quem quiser fazer suas próprias roupas do zero. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Thais Oliveira e Juliana Messias são amigas de faculdade. Se formaram na turma de 2014 do curso de Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014, são pós graduadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e começaram a trabalhar juntas com suas marcas próprias em 2016, com pequenas coleções que focavam em modelagem diferenciadas e acabamento perfeito.
“Em 2019 eu dei aulas no Senai e foi uma experiência muito boa e foi aí que surgiu a ideia de criar um curso nosso. Eu e a Ju conversamos sobre a ideia e começamos a preparar o material para um curso que ensinasse costura e modelagem do zero”, comenta Thaís. Em 2021, o projeto saiu do papel e as duas criaram o Traçando Moda. “É um método com linguagem acessível e é exatamente do jeito que nós gostaríamos de ter aprendido”, completa.

“O diferencial do Traçando Moda é que ensina a fazer a roupa do zero e não a copiar uma peça pronta. O aluno se forma e tem autonomia para fazer a roupa que quiser, sem depender de moldes prontos”, complementa Juliana.

As aulas práticas e mentoria são realizadas no ateliê das sócias, localizado na Avenida Maringá. Lá as alunas aprendem a modelar, cortar e costurar as peças confeccionadas de acordo com seus gostos e dentro das especificidades de seus corpos.

O método não exige conhecimento prévio em costura. “Eu não costurava, mas sempre quis fazer as minhas próprias roupas pois nunca encontro o que eu quero nas lojas. Amei o curso e o método. As aulas foram leves e divertidas”, conta Nayara Moryama, que encerrou o curso com peças novas no guarda-roupas confeccionadas durante as aulas. Agora ela pretende abrir uma marca própria e está aceitando encomendas.

Aos 69 anos, Cirlene Magrani carioca e médica aposentada está na metade do curso, ela leva a atividade como um hobby. Ela já sabia costurar, o problema é que, segundo ela, o jeito era errado e ela só foi descobrir isso depois de participar do curso. “Eu tive que desfazer do meu vício, não era nada fácil, né, eu cheguei aqui e até falei para elas, eu já costuro, não costurava nada, nada”, pontua.

As sócias também estão desenvolvendo um canal no Youtube para divulgar o método.

Contatos
Telefone: 43 99912 9159
Instagram: @tracandomoda
YouTube: Traçando Moda

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.