Inscrições para cursos do Festival Internacional de Música encerram no dia 6

Programação pedagógica do 42º FIML oferecerá 21 cursos de práticas, instrumentos, vivências, teoria, oficinas e voz

O LONDRINENSE com assessoria

O prazo para inscrição nos cursos e oficinas do 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) encerra na próxima quarta-feira (6). As atividades formativas terão início no próximo sábado (9) e a agenda se estenderá até o dia 18 de julho, de forma presencial, no Colégio Hugo Simas, Colégio Aplicação e no Cultural Hall. As inscrições devem ser feitas apenas pelo site do festival, www.fiml.art.br .

Esta será a primeira edição presencial do Festival após a pandemia. A programação inclui 21 cursos de práticas de instrumentos e voz, teoria musical e vivências musicais, com 14 renomados professores e artistas do Brasil e do mundo. “A expectativa é que temos para o Festival é sempre boa, pois contamos com um público cativo que, assim como o próprio Festival, também se renova a cada ano”, explicou a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber. 

Os grandes destaques deste ano são as aulas de “Instrumentos de Sopro com Alexandre Ribeiro”, “Piano Criativo com Daniel Grajew” e a “Oficina de Choro com o Rogério Caetano”, indicado ao Grammy Latino de 2021. “Não tem nada que substitua poder voltar com os nossos cursos presencialmente, pois é disso que se trata o nosso Festival, fazer com que alunos, professores e artistas tenham essa troca que é tão importante. Por esse motivo, investimos bastante em trazer cursos coletivos este ano”, comentou Kleber. 

Outro destaque serão as atividades: “Vivência Musical” do cantoautor paraibano Naldinho Freire, no dia 13 de julho, das 17h às 19h; e “Ritmos, cantos e danças tradicionais cuiabanas” com John Stuart e Estela Ceragatti, no dia 15 de julho das 17h30 às 19h. As vivências serão gratuitas, mas é necessário fazer inscrição previamente pelo site do festival, www.fiml.art.br .

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Festival Internacional de Música de Londrina é um dos grandes eventos culturais do calendário brasileiro, sendo o caráter pedagógico um dos seus grandes diferenciais. “Os cursos são muito disputados por pessoas que vêm do Brasil inteiro prestigiar e, para nós, é uma felicidade e uma alegria muito grande que esses encontros voltem a ser presenciais. É um trabalho magnífico o que o FIML faz pela nossa cidade e pela cultura brasileira”, ressaltou. 

Professores da rede pública de Educação Básica, professores oficineiros e alunos de projetos sociais vinculados ao Promic, e alunos do curso de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL) têm isenção da taxa de inscrição nos cursos e oficinas. Servidores públicos municipais de Londrina, professores do Departamento de Música e Teatro da UEL, pessoas com idade de 60 anos ou mais também têm desconto de 50% na taxa de inscrição. 

O Festival Internacional de Música de Londrina tem direção pedagógica de Magali Kleber e direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida. É uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; conta com patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e tem o apoio da Casa de Cultura da UEL e da Associação de Amigos do FIML. 

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.