Por Regina Matos
Receber uma promoção no trabalho é um processo criterioso, mas há algumas ações que você pode tomar para aumentar as oportunidades de ser reconhecido e avançar na carreira. Aqui estão algumas “dicas” que podem ajudar:
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- Trabalhe com foco e entregue resultados consistentes: se você quer crescer na carreira, precisa demonstrar que é uma pessoa confiável e um profissional competente. Isso significa que você deve “trabalhar duro” e entregar resultados consistentes em suas atividades. Certifique-se de cumprir prazos, superar as expectativas relacionadas às suas atribuições e contribua para o sucesso geral da equipe e da empresa.
- Adquira novas habilidades: ao longo do tempo, as empresas evoluem e as habilidades exigidas para desempenhar bem uma determinada função também podem mudar. Invista constantemente em sua formação profissional para estar sempre atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Além disso, busque aprender habilidades que possam ser aplicadas no seu atual cargo e que possam ajudá-lo a avançar para posições mais elevadas.
- Seja proativo: não espere que seu líder lhe determine tarefas específicas. Seja proativo em relação ao seu trabalho, mostrando iniciativa e assumindo responsabilidades adicionais sempre que possível. Isso demonstra que você está disposto a ir além do esperado e que tem potencial para assumir novos desafios.
- Construa relacionamentos sólidos: mantenha relacionamentos positivos com seus colegas e supervisores. Trate todos com respeito e tenha uma comunicação clara e transparente. Além disso, participe de eventos sociais da empresa e envolva-se em iniciativas que possam promover a cultura da empresa.
- Seja paciente: a promoção pode não acontecer no tempo que você espera, por isso, tenha calma. Continue trabalhando com seriedade e profissionalismo e se esforçando para melhorar a si mesmo e contribuir para o sucesso da empresa. Lembre-se de que o sucesso profissional leva tempo e requer muita dedicação.
Além do que mencionei acima, vou dar mais algumas “dicas” que podem ajudar você aumentar suas chances de ser promovido:
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- Seja um bom ouvinte: preste atenção às necessidades e preocupações de seus colegas e supervisor e procure ser um bom ouvinte. Isso demonstra que você valoriza as opiniões das outras pessoas e está disposto a trabalhar em equipe.
- Aproveite oportunidades de treinamento: se sua empresa oferecer oportunidades de treinamento, aproveite-as. Isso mostra que você está comprometido em melhorar suas habilidades e conhecimentos e se tornar um funcionário mais valioso.
- Seja flexível: esteja aberto a mudanças e novas ideias, e tenha disponibilidade suficiente para se adaptar a elas. As empresas procuram colaboradores que possam se ajustar rapidamente a mudanças e desafios.
- Demonstre liderança: mostre que você pode tomar decisões importantes quando necessário. Se você é capaz de tomar decisões importantes e liderar projetos, isso pode ajudá-lo a se destacar em relação aos seus colegas.
- Mantenha uma atitude positiva: seja positivo e proativo, mesmo em momentos difíceis. Isso pode ajudá-lo a lidar com situações desafiadoras e a inspirar seus colegas a fazer o mesmo.
Lembre-se: as promoções no trabalho são conquistadas através de esforço, foco, dedicação e habilidade. Ao seguir estas dicas e trabalhar com profissionalismo, você pode aumentar suas chances de ser promovido na empresa.
Regina Matos
Psicóloga, Consultora em Gestão de Pessoas, Master Coach e Mentora, Especialista em Administração de Recursos Humanos, em Comportamento Organizacional e Logística de RH, em Teoria e Prática de Direito Empresarial, Analista Comportamental PDA e Dilemas de Gestão, atua há mais de 25 anos na área de Gestão de Pessoas. Coautora dos livros “Networking & Empreendedorismo”; “RH na Veia”; “Liderança Feminina em Ação” e “Coaching Empresarial”. Visite meu site e me siga no Linkedin e Instagram. Celular: (43) 99994-0705.