Festival Internacional termina domingo, depois de movimentar a cena local por 16 dias
O LONDRINENSE com assessoria
A edição 2023 do Festival Internacional de Londrina – FILO 2023 termina neste final de semana, mas ainda traz muitas atrações nas ruas e palcos da cidade. Até domingo (2), o público poderá assistir as últimas apresentações com opções para crianças e adultos.
As apresentações começam às 11h30, no Calçadão, com a reapresentação da performance “Mil Litros de Preto – A Maré Está Cheia”, com Lucimélia Romão que aborda a violência que o estado hegemônico opera diariamente sobre os corpos dissidentes e relata com veemência o cenário de abandono, muitas vezes sub-humano, em que é mantida a população negra no Brasil.
No sábado (1) e no domingo (2), a programação do FILO convida a uma viagem com “Jasmim e a Última Flor”, espetáculo solo que a atriz e palhaça Lily Curcio, do Seres de Luz Teatro (Campinas) apresenta às 19 horas, no Espaço Villa Rica. Jasmim é um ser exilado dos povos extintos, nômade, sobrevivente e portadora da esperança simbolizada nesta flor. Juntas, elas lutam pela sobrevivência, com coragem para viver, sonhar e rir.
Ao se deparar com uma realidade depredada, em que a humanidade devorou a si mesma, Jasmim cuida da flor e zela amorosamente por ela. Um ato de resistência, lirismo e diálogo diante de situações adversas.
Para encerrar o FILO 2023, também com apresentações no sábado e domingo, o grupo Clowns de Shakespeare (RN) leva ao palco do Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30, o espetáculo “Abrazo”, uma fábula sem palavras sobre encontros, despedidas, exílio, opressão, afeto e liberdade. Voltada a toda a família, com ênfase no público infanto-juvenil, esta é uma aventura por um pequeno país, onde quase tudo é proibido.
Um lugar cheio de regras, onde não é permitido abraçar. Livremente inspirado em “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano, este espetáculo transporta para o universo da criança temas complexos como ditadura, guerras e proibições. Os ingressos para os espetáculos estão à venda no site do FILO 2023 ou na plataforma Sympla.
A programação do FILO traz ainda os últimos bate-papos desta edição. Neste sábado, às 16 horas, Lucimélia Romão fala sobre a pesquisa e a trajetória de “Mil Litros de Preto – A Maré Está Cheia”. No domingo, às 14 horas, é a vez do Clowns de Shakespeare contar mais sobre as montagens “Ubu: O que é bom tem que continuar!” e “Abrazo”. As conversas, abertas ao público, acontecerão no café do Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), com entrada gratuita.
Foto: Rafael Telles