Três feiras estarão sendo realizadas nesta sexta e sábado em diversos pontos da cidade
O LONDRINENSE com assessoria
Quem deseja passar uma tarde agradável com a família, saborear uma comida gostosa e ainda poder adquirir diversos produtos de qualidade de empreendedores da nossa cidade, terá váriasopções para visitar nesta sexta-feira (3) e sábado (4).
Em frente ao Prédio da Prefeitura, acontece a 3ª edição da Feira do Microempreendedor Individual (MEI). Promovido pela Sala do Empreendedor, o evento será realizado nesta sexta-feira (3), das 12h às 18h. Serão 15 estandes e reunirá MEIs de diversos segmentos, como gastronomia, artesanato, estética e serviços. Toda a estrutura foi providenciada pela Prefeitura. Essa é a primeira Feira do MEI promovida desde o início da pandemia de Covid-19 e todos os protocolos de prevenção à transmissão do coronavírus serão respeitados. A estrutura será montada em espaço aberto e arejado e o uso de máscaras é obrigatório. A Prefeitura também vai disponibilizar totens de álcool gel para a assepsia das mãos.
No Calçadão, oferecendo diversos artigos de qualidade feitos por produtores londrinenses, a Feira da Economia Solidária acontece nesta sexta-feira (3) e sábado (4), das 9h às 17h. Cerca de 13 grupos integrantes do Programa Economia Solidária participarão das ações, comercializando produtos da linha natalina da iniciativa, como guirlandas, panetones, chocotones, jogos americanos, caminhos de mesa, sousplat e bonecos representando anjos e papais-noéis.
Além disso, também haverá itens produzidos e vendidos regularmente pelos participantes, como artigos de madeira, brinquedos, tapetes, almofadas, geleias e bonecas de pano, entre outras opções. Há produtos disponíveis a partir de R$ 5. O gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Marcílio Garcia, explicou que o Programa de Economia Solidária é realizado em parceria entre a SMAS e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, envolvendo 51 grupos e aproximadamente 250 famílias. Mensalmente, são investidos R$ 50.084 no fortalecimento das iniciativas de geração de renda e promoção da integração com o mundo do trabalho.
No sábado (4), mais de 40 artesãs de Londrina irão expor seus trabalhos, das 16h às 21h, por meio do projeto Feira Arte na Praça. O evento ocorrerá na Praça Júlio do Amaral Neto, que fica em frente ao Mercado Guanabara, na rua Valparaíso, próximo à avenida Higienópolis. Nesse local, serão comercializados vários produtos, feitos à mão, por mulheres de várias regiões da cidade. A iniciativa é organizada pelo Movimento de Economia Criativa de Londrina e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Essa ação busca estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade, com ênfase nas produções manuais de mulheres artesãs.
Segundo uma das coordenadoras, Rosa Maria Calvi, a feira tem o objetivo de valorizar o saber, fortalecer a autoestima das mulheres artesãs de Londrina, buscando trazer mais visibilidade ao trabalho feminino, e fomentar a geração de renda. “Temos um cadastro com mais de 80 mulheres inscritas e muitas delas trabalham para o sustento da própria casa. A feira vai ao encontro dessa necessidade”, declarou.
Ainda de acordo com Calvi, nesta edição o público terá à disposição muitos produtos natalinos, que poderão ser adquiridos nas dezenas de barracas que estarão no local. “Ficarão expostas bijuterias, arte em madeira e crochê, bonecas, roupas, arranjos de plantas e outros”, destacou.
A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, enfatizou que a Feira Arte na Praça ainda terá, além da edição deste sábado (4), mais uma última etapa no dia 18 de dezembro, fechando a programação de 2021 do projeto. “Essas são datas importantes, com feiras de fim de ano aproveitando o período natalino e de maior movimentação na cidade. Haverá uma série de produtos natalinos de qualidade para o público, que poderá selecionar seus presentes de fim de ano. Essa iniciativa tem gerado resultados muito positivos e, a cada edição realizada, vem se consolidando dentro do calendário cultural de Londrina”, frisou.
Foto: Divulgação