Por Renata Vasconcelos
Esperamos a proximidade das férias de fim de ano para levar a sério a preocupação com o peso ideal, se livrar das gordurinhas localizadas, ficar bem no biquíni, entrar com dignidade naquele look tão desejado…
E a história se repete ano após ano, seguidamente em eventos importantes. E sempre quando não se tem nada de especial para ir, a rotina desarranjada e descomprometida leva a grande maioria a conduta de hábitos que não beneficiam em nada na busca deste ideal.
Quero lhe contar algo muito especial que, se seguido, a levará a uma experiência muito agradável de sempre se sentir pronta para viver livremente em quaisquer que sejam as ocasiões.
Somos seres evoluídos, porém nossa fisiologia sofreu poucas mudanças desde o chamado “homem das cavernas”. E posso provar que mantemos alguns instintos primitivos ainda nos dias atuais:
Pensa naquele alimento que você AMA, mas que, nutricionalmente, não serve nada ao seu metabolismo. Quando você vai comê-lo tem qual vontade? Posso garantir que sua resposta é que deseja comer tudo, até a ultima migalha. Em algumas vezes, satisfaz seu desejo. Em outras, consegue se controlar. Isso se deve ao nosso instinto primitivo. O homem das cavernas se aventurava em caçadas e, quando conquistava sua presa, não tinha condições de armazena-la. Assim, consumia tudo. Faz sentido pra você minha afirmação agora?
Porém, apesar de parte do instinto se manter, muita coisa mudou na vida humana com o passar dos anos. Hoje, não caçamos, não gastamos tanta energia, não queimamos nossas reservas dessa energia na caça, temos mercado, carro para se locomover, fogão para preparo dos pratos, geladeira para armazenamento e assim por diante. Mas, naquela hora que estamos à frente do alimento preferido, parece que não temos nada disso, que estamos sem nenhuma reserva de energia, sedentos, famintos. E vamos assim aumentando nossa reserva de energia, que é armazenada em forma de gordura.
Mas, Renata, porque está nos levando a essa reflexão agora?
Lembra que lá acima disse que iria lhe contar algo que a ajudaria a se manter pronta para quaisquer ocasiões, sempre? Pois é, trata-se disso. Aumentar nosso nível de autoconhecimento é um caminho libertador, então, entender seus instintos é fundamental.
Outro fator muito pertinente para esse assunto hoje é a proximidade ao inverno. Já estamos vivenciando dias mais frescos e a tendência é a temperatura seguir caindo. E em dias frios, pensando em alimentação, o que desejamos? Geralmente, alimentos mais quentes e gordos, pratos mais suculentos e a quantidade do consumo também são aumentados em dias mais frios, certo! Isso porque, para manter a nossa temperatura fisiológica ideal, devido à baixa temperatura externa, nosso organismo usa do nosso depósito de energia (gordura) para manter essa temperatura ideal, daí a vontade de sempre consumir alimentos mais calóricos no inverno.
Assim sendo, quero lhe afirmar algo agora, que vai auxiliar lá no final do ano, na sua viagem de férias, no seu look ideal, no seu peso dos sonhos: cuide-se AGORA, neste inverno. Vença seu instinto, alimente-se bem, faça escolhas saudáveis e leves, faça AGORA procedimentos estéticos para redução de gordura localizada, retenção de líquidos. E você irá se surpreender com o resultado, será o melhor e mais rápido de toda a sua vida.
Viva essa experiência, cuide-se neste inverno, permita-se florescer na primavera e seja sua melhor versão no próximo verão.
Renata Aparecida Vasconcelos
Empresária, Esteticista e Biomédica Esteta. Especialista em Acupuntura e Estética Facial e Corporal. Autoridade em Ciências da Estética. Professora em alguns cursos de especialização na área de estética. Me siga nas redes sociais @clinicaresultestetica
@renataaparecidavasconcelos