Skip to content

Limpeza de pele é indicada para jovens?

Por Renata Vasconcelos

Na semana passada, comentamos aqui que um dos procedimentos estéticos procurados e recomendados pós Páscoa é a limpeza de pele. E para quem exatamente indicamos este procedimento?

A verdade é que TODOS nós precisamos fazer limpeza de pele ao menos duas vezes ao ano, já que esta técnica é ideal para retirar sujidades mais profundas que somos incapazes de retirar manualmente.

Homens e mulheres estão expostos a poluição, resíduos de produtos de uso diários, maquiagens, dentro outros. Estes resíduos fazem com que nossa pele comece a acumular, cada vez mais, sujidades devido a “perda da integridade” dos tecidos externos da nossa pele.

Renata, você está me dizendo que “restinhos” de produtos na pele, além de deixa-la mais suja, inibe o processo natural e com isso acontece acumule seus próprios resíduos?

Exatamente isso. Dentre as estruturas da nossa pele, vou destacar agora das glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas, assim como os folículos pilosos e os poros.

Vamos lá: Nossas glândulas sebáceas são as responsáveis pela produção de sebo, e este é excretado ao meio externo através dos folículos pilosos, exatamente pelo mesmo lugarzinho de onde saem nossos pelos e cabelos.

Enquanto que nosso suor é excretado ao meio externo através dos nossos poros.

Entendendo essa conexão interna e externa fica mais clara a minha resposta à pergunta sugerida logo acima:

 “A quem é indicado realizar limpeza de pele”?

 “TODAS” as pessoas, já que essas estruturas fazem parte da anatomia da todos. E uma vez alguma delas trabalhando fora do seu “equilíbrio” natural, existe uma expectativa muito grande de que acontecerá uma desarranjo em todo o processo e o acúmulo de sujidades será uma consequência. E esse desarranjo pode acontecer de fundo extrínseco (poluição, resíduo, dentre outros), como também intrínseco (idade, sexo, hormônios, dentre outros). Alimentação, hábitos de vida, ambiente, são fatores extrínsecos que tem efeito intrínseco e levam ao desequilíbrio também.

Assim, entendemos que em determinadas fases da nossa vida a necessidade de uma limpeza de pele profunda é maior, enquanto em outras essa necessidade é reduzida. Porém, pensando que estamos dia a dia expostos a todos estes fatores extrínsecos e intrínsecos, explica a necessidade básica de, ao menos,duas vezes ao ano de realização de desta técnica.

Com o equilíbrio destas estruturas não apenas teremos uma pele mais limpa, como também desftutaremos de uma pele apta a receber nossos bons produtos home care, tendo como consequência uma pele mais bonita, hidratada, jovem e pronta para o dia a dia desafiador a qual a submetemos diariamente.

E aí, me conta, você esta em dia com a sua limpeza de pele?

Renata Aparecida Vasconcelos

Empresária, Esteticista e Biomédica Esteta. Especialista em Acupuntura e Estética Facial e Corporal. Autoridade em Ciências da Estética. Professora em alguns cursos de especialização na área de estética. Me siga nas redes sociais @clinicaresultestetica
@renataaparecidavasconcelos

Foto: Freepik

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.