Plano de retomada econômica tentará recuperação de Londrina

Londrina-cidade-aerea-VH-arquivo-1

Objetivo é acelerar a recuperação da economia londrinense que sofre com a crise provocada pela pandemia. Prefeitura também anunciou empresa que elaborará Masterplan para desenvolvimento nos próximos 20 anos

O LONDRINENSE com assessoria

Lançado nessa terça (6), o Plano de Retomada Econômica de Londrina terá papel essencial no direcionamento das políticas de auxílio aos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Londrina, através de diversos órgãos e secretarias, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e outras entidades da sociedade civil organizada.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, o Plano pretende imprimir maior velocidade à recuperação da economia londrinense. “Durante um período de cinco meses de ação intensiva, as instituições participantes da iniciativa formarão uma força-tarefa que irá diagnosticar a situação dos setores econômicos afetados pela pandemia e apontar soluções. Esse trabalho vai ser fundamental para que possamos ajudar os pequenos, médios e grandes empresários do município, reaquecendo a atividade econômica e aumentando a geração de empregos. Com a contratação do Sebrae para participar desta iniciativa, temos um parceiro que conhece bem a realidade empresarial, com expertise nessa área”, explicou.

Força-tarefa – O Plano de Retomada Econômica será conduzido por uma força-tarefa formada pela Prefeitura de Londrina, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Londrina), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon PR Norte), Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI) de Londrina e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

A equipe irá realizar o diagnóstico da situação atual da economia londrinense. O levantamento será baseado em uma pesquisa com 1100 empreendedores locais, assim como em dados coletados pelo Município e dados secundários. Essas informações serão essenciais para a estruturação do plano de ação, assim como para sua execução e monitoramento. O gerente da regional norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, ressaltou que o Plano permitirá integrar ações realizadas anteriormente com novas políticas. “Várias iniciativas importantes já vêm sendo feitas em Londrina em parceria com a Prefeitura, a Câmara Municipal e a sociedade civil organizada. Assim o plano é uma oportunidade para repensar o que já foi feito e planejar outras ações, buscando alavancar os setores afetados pela pandemia. Queremos realizar o levantamento de forma bem rápida, identificando oportunidades de negócios e as principais dores pelas quais as empresas estão passando, para que possamos estruturar o Plano com ações concretas e auxiliar as empresas de Londrina”, disse.

De acordo com o presidente da Acil, Fernando Moraes, o Plano vem se somar às ações de recuperação realizadas desde o início da pandemia. “Junto com o Sebrae e o poder público, nós conseguimos um aporte para a realização de empréstimos subsidiados para os empresários. Depois, criamos uma grande plataforma de marketplace e delivery para fomentar o comércio local nos meios digitais. E agora, esse Plano vem para consolidar a retomada e colocar a economia londrinense nos trilhos novamente. Através desta iniciativa, vamos poder conhecer melhor as necessidades dos empresários, como a digitalização de serviços e a compreensão dos novos hábitos dos consumidores”, ressaltou.

Masterplan

A Prefeitura de Londrina anunciou, também na manhã desta terça-feira (6), a contratação de uma empresa especializada em serviços de consultoria para a elaboração e implantação do Planejamento Estratégico para o Município, durante as próximas duas décadas. A ação integra o projeto MasterPlan Londrina 100 anos, que formulará ações e políticas estruturantes para o desenvolvimento econômico e urbano da cidade.

A justificativa da contratação é que esse planejamento estratégico visa organizar a cidade, focalizando nos potenciais do município e unindo esforços de várias entidades,além do poder público, como da sociedade civil, do Fórum Desenvolve Londrina, da ACIL. Segundo Bruno Ubiratan, o MasterPlan planejará várias vertentes do desenvolvimento urbano sustentável, principalmente tecnologia. “Londrina hoje é a 10ª maior cidade em desenvolvimento de Startups e a principal do Paraná. Grandes cidades, como Joinville e Pernambuco, já fizeram esse planejamento a longo prazo. Isso é muito importante, para que os próximos governantes sigam um planejamento estratégico e não venham com achismos”, frisou.

A carioca Macroplan Prospectiva Estratégica & Gestão s/s LTDA foi a vencedora do processo licitatório, em que concorreu com outras quatro empresas nacionais. Ela terá 13 meses para executar os trabalhos em Londrina e, para isso, receberá o equivalente a R$ 1.230.000,00,cujo teto máximo de R$1,3 milhão. A contratada deverá realizar reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, para estabelecer um alinhamento de linguagem e a metodologia de trabalho a ser utilizada. Depois de definido isso, eles deverão elaborar um Plano de Trabalho detalhado, com cronograma das atividades, recursos, materiais, responsabilidades, execução e gestão do projeto e de produtos a serem entregues ao município de Londrina. Também deverão fazer um levantamento da situação atual, identificando os principais desafios e gargalos para o desenvolvimento da cidade.

Também estão inclusas, na contratação, a identificação das iniciativas e dos planos já existentes, que darão suporte à elaboração de um inventário de ações, assim como a apresentação da situação atual do município e a identificação e a análise das tendências consolidadas e incertezas que poderão impactar o desenvolvimento local, regional, estadual e nacional.

Foto: Vivian Honorato/N.Com

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress