Por Edra Moraes
O Conceito Amplo de Sustentabilidade
Quando falamos em sustentabilidade, é comum limitar o conceito a iniciativas ambientalmente corretas. No entanto, é crucial pensar na sustentabilidade como um desenvolvimento ambiental, social e econômico integrado e equilibrado. Com essa abordagem holística, o desenvolvimento desejado vai além do ambiental, garantindo práticas que contribuam para a inclusão social e um crescimento econômico sustentável.
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Outro limitador observado é que, apesar de ser um assunto primordial para a construção de uma sociedade mais justa, a sustentabilidade é muitas vezes resumida a práticas e diferenciais para negócios já estabelecidos. Raramente se discute a sustentabilidade como uma oportunidade para gerar novos negócios. A economia criativa pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de empreendimentos criativos e sustentáveis.
Desde o surgimento do termo nos anos 90, a economia criativa já discutia uma economia que equilibrasse a globalização e a tecnologia, considerando o impacto de ambos nas culturas locais e na economia. Precisamos pensar a sustentabilidade para além de uma estratégia para grandes empresas privadas, trabalhando sob a ótica da inovação. Esta combinação de talento humano e desenvolvimento de produtos pode e deve se estender ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores, muitas das quais se tornam modelos de negócios com propostas que contemplam a sustentabilidade social e ambiental.
Oportunidades na Economia Criativa
Empreendedores atuais devem estar conectados e ter um pensamento multidisciplinar e diverso para captar essas oportunidades. Algumas áreas da economia criativa estão diretamente ligadas à sustentabilidade ambiental, pois envolvem atividades como reciclagem, redução de resíduos e adoção de práticas responsáveis.
Se você pensa que a sustentabilidade é apenas uma moda para vender palestras e cursos de especialização, é talvez porque não consegue visualizar todas as oportunidades que ela oferece para empreender na economia criativa. Abaixo, um resumo dos diferentes segmentos da economia criativa e possíveis negócios na área:
Design sustentável
O design sustentável é um campo em expansão, onde produtos são concebidos com um ciclo de vida mais longo, utilizando materiais recicláveis e processos de produção ecológicos. Isso inclui desde moda ecológica até móveis e utensílios feitos de materiais reaproveitados. Empreendedores podem se destacar ao criar produtos que não só são esteticamente agradáveis, mas também ambientalmente responsáveis.
Arquitetura sustentável
A arquitetura é outro segmento da economia criativa que não apenas pode, mas deve pensar a sua sustentabilidade a partir de projetos arquitetônicos que se utilizam de técnicas e materiais que minimizam o impacto ambiental e contribuem para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Um exemplo de arquiteto que já construía pensando na estética e conforto térmico é Oscar Niemeyer. Hoje, essa preocupação não é apenas um diferencial, mas a única forma de se pensar a habitação.
Sustentabilidade em toda a cadeia da Economia Criativa
A economia criativa e seus mais de 15 segmentos devem pensar a sustentabilidade em toda a sua cadeia, seja na produção, distribuição e, por fim, descarte do produto. Seja na área de mídia e entretenimento através de conteúdos educativos e sustentáveis, preparando a nova geração para a realidade sustentável, ou tornando a produção de um filme mais sustentável. Da mesma forma, a TI pode seguir na mesma trilha ao desenvolver suas tecnologias.
A importância da sustentabilidade
A sustentabilidade na economia criativa refere-se à adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, promovem a responsabilidade social e asseguram a viabilidade econômica a longo prazo. Isso envolve a utilização de recursos de maneira eficiente, a redução de resíduos, a promoção da reciclagem e a adoção de energias renováveis. Este novo pensamento para a formação de uma nova sociedade focada no coletivo já é uma realidade, e tanto cidadãos quanto empresas devem se preparar para isso.
Educação e consultoria em sustentabilidade
Sabendo disso, outros segmentos surgem como oportunidades para empreender: a educação formal escolar e a consultoria em sustentabilidade. Se a educação prepara as novas gerações para a mudança, a consultoria prepara as empresas para atuarem com responsabilidade ambiental e social. Assim, cursos, workshops e outros serviços serão imprescindíveis para ajudarem as empresas a se adaptarem aos novos tempos.
Benefícios da sustentabilidade na Economia Criativa
Esses exemplos mostram como a sustentabilidade pode ser integrada à economia criativa, proporcionando benefícios tanto ambientais quanto econômicos e sociais. A sustentabilidade tem emergido como um pilar essencial na economia moderna, e a economia criativa não é exceção. A integração de práticas sustentáveis nas atividades culturais e criativas não só contribui para a preservação ambiental, mas também oferece uma gama de oportunidades de empreendimento inovadoras e lucrativas.
Apesar de toda mudança trazer insegurança e um certo investimento, o importante é ter ciência de que não estamos falando em um “modismo”, mas sim em uma nova forma de fazer negócios que será vital para o equilíbrio da vida no planeta. Além disso, os benefícios de se incorporar a sustentabilidade no negócio incluem redução de custos, melhoria da imagem da marca, inovação e competitividade. Some-se a isso que, a partir dessas práticas, a empresa sustentável estará posicionada para cumprir requisitos, evitando penalidades e restrições.
A sustentabilidade representa uma oportunidade significativa para empreendedores na economia criativa. Integrar práticas sustentáveis pode não apenas contribuir para a preservação do meio ambiente, mas também abrir novas avenidas de inovação e crescimento. Empreendedores que adotarem uma abordagem sustentável estarão melhor posicionados para se destacar no mercado, atender às demandas dos consumidores modernos e contribuir para um futuro mais sustentável. Um programa de ESG (Environmental, Social, and Governance) pode ser um serviço que inclua sustentabilidade e economia criativa de diversas maneiras na empresa. Pense nisso e procure se orientar. Se você está pensando em empreender, comece da forma certa.
Fotos: Canva
Edra Moraes
Profissional de marketing, produtora cultural e escritora. Agitadora cultural e idealizadora do Movimento Londrina Criativa. Prêmios: Obras Literárias Digitais 2020, “Antologia Poética | Seleção da Autora, Memorial Vivência, Literatura, Livro e Leitura Unespar, Cultura nas Redes 2020 e FCC Digital 2020. Me siga nas redes sociais: Facebook, Instagram @edra_moraes, YouTube @edra-moraes27. Contatos: e-mail edra.moraes27@gmail.com e fone/whatsapp: (41) 997722447.
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