É hora de disponibilizar o informe de rendimentos para declaração de Imposto de Renda

Por Angelita Salvador

Olá. Se você pode, ao ler o título da matéria dessa semana, se perguntado: Mas e o que o IR tem haver com direito do trabalho?!

Bom, todas as pessoas físicas que ganham a partir de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), mensais, são obrigadas a fazer a tão comentada, temida e odiada, declaração de imposto de renda.

E consequentemente, para se fazer a declaração, o contribuinte precisa ter consigo as declarações de rendimentos que devem ser fornecidas tanto pelas empresas empregadoras, quanto pelas instituições financeiras que o contribuinte possui conta ou teve movimentações, incluído aqui também o INSS (onde já é possível ter acesso a declaração através do site meuinss.gov.br).

E nesse ano de 2022 o prazo limite para os empregadores fornecerem aos seus empregados a certidão de rendimentos termina na segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 2022.

Esse prazo vale tanto para os empregadores quanto para os empregados.

Se você é empregado e ainda não recebeu a sua declaração de rendimentos, você pode entrar em contato com o RH da empresa em que trabalha, e solicitar. Não sendo atendido, pode entrar em contato com a Receita Federal e informar que não foi fornecido pelo seu empregador.

Caso você seja empregador, precisa ficar atento aos prazos, pois o não fornecimento da declaração de rendimentos aos funcionários ou ainda o fornecimento com omissões de informações, a empresa será multada pela Receita Federal.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para realizar a sua declaração de imposto de renda, procure um profissional de sua confiança para fazer a declaração anual pois o prazo desse ano vai do dia 7 de março até às 23h59 do dia 29 de abril de 2022.

Espero que tenham gostado, para mais dúvidas envie um e-mail para: juridica@vilelasalvador.com.br

Boa semana, até domingo que vem!

Angelita Caroliny Vilela Salvador

É formada em Ciências Sociais e Direito, Advogada e Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Professora universitária, atua na área empresarial com foco nas relações de trabalhos. Atualmente coordena um projeto voltado para auxiliar pequenos e microempresários.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.