Doe sangue antes do Carnaval

O Hemocentro do HU-UEL está incentivando a comunidade a doar sangue antes do feriado. É necessário agendamento pela internet

O LONDRINENSE com assessoria

O Hemocentro Regional de Londrina está convidando a comunidade a doar sangue na semana anterior ao Carnaval, visto que o estoque de bolsas de sangue está baixo e o feriado é um período com poucos doadores. Para doar é necessário agendar uma data por este link

A direção comunica que não haverá atendimento à população nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira), em razão do feriado de Carnaval. No entanto, no sábado (26), funcionará das 8h às 17h30 e na Quarta-feira de Cinzas (2), o horário de funcionamento será das 13h às 18h30.

Nos dois últimos anos, o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro do HU diminuiu consideravelmente. Foram coletadas em média 1.115 bolsas por mês, 15% a menos do que as médias apresentadas em anos anteriores. As doações são usadas para o atendimento de pacientes em urgência e emergência, principalmente, em cirurgias, transfusões, transplantes e demais tratamentos clínicos. Segundo a unidade, para o serviço manter um estoque seguro, é preciso que sejam coletadas em torno de 52 doações aptas diariamente, de segunda a sábado.

Com o baixo número de doações, todos os grupos sanguíneos positivos e negativos estão em níveis baixos e, de acordo com a unidade, a situação tende a piorar a situação dos estoques. Portanto, todas as doações são bem-vindas, principalmente, do sangue O Negativo (tipo universal) utilizado em emergências, quando não se sabe o tipo sanguíneo do paciente.

Atualmente o Hemocentro do HU atende 22 hospitais do SUS que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer (ICL) e o Hospital Universitário de Londrina.

Serviço

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU/UEL, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h30. Também aos sábados das 8h às 17h30. Mais informações no (43)3371-2356 ou no 3371-2218. 

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.