Skip to content

A origem do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador

Por Bruna Balthazar de Paula

Nesta semana, comemoramos, na quarta-feira, o feriado nacional de 1º de Maio, quando é celebrado o Dia Internacional do Trabalhador ou Dia Internacional do Trabalho. Por isso, na coluna dessa semana, vamos entender a origem desse dia, o motivo pelo qual ele é considerado feriado nacional no Brasil e as reflexões que ele nos provoca.

LEIA TAMBÉM

O Primeiro de Maio é a data celebrada em muitos países ao redor do mundo como o Dia Internacional dos Trabalhadores. Sua história remonta ao final do século XIX e está ligada à luta dos trabalhadores e organizações sindicais por melhores condições de trabalho, dignidade e justiça social.

O ponto de partida para a celebração do Primeiro de Maio pode ser traçado até o movimento trabalhista nos Estados Unidos. Em 1886, milhares de trabalhadores participaram de manifestações em várias cidades americanas, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia. Uma das manifestações mais significativas ocorreu em Chicago, onde os trabalhadores se reuniram na Praça Haymarket no dia 1º de maio.

Infelizmente, o evento em Chicago ficou marcado pelo trágico incidente conhecido como o “Massacre de Haymarket”. Durante uma das manifestações, uma explosão e tiroteio ocorreram, resultando em várias mortes e ferimentos, incluindo policiais e manifestantes. Embora as circunstâncias exatas do que desencadeou o incidente permaneçam controversas, ele teve um impacto profundo no movimento trabalhista e solidificou a data de 1º de maio como um dia de luta pelos direitos dos trabalhadores.

Após o Massacre de Haymarket, a luta pela jornada de trabalho de oito horas e melhores condições de trabalho continuou a ganhar ímpeto em todo o mundo. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista, uma organização internacional de partidos socialistas e trabalhistas, declarou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores em homenagem aos eventos de Chicago e como uma oportunidade para destacar as demandas dos trabalhadores.

Desde então, a data configura um dia de protestos, marchas, celebrações e reflexões em muitos países sobre os direitos dos trabalhadores. É uma ocasião para os trabalhadores se unirem em solidariedade, lembrar as conquistas do movimento trabalhista e renovar o compromisso com a luta por direitos e melhores condições de trabalho.

1º de maio no Brasil

No Brasil, com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, os movimentos de trabalhadores e ideias de luta por direitos se disseminaram. Em 1917, uma Greve Geral marcou um ponto crucial nessa trajetória e outras greves e movimentos marcaram o início do Século XX no Brasil.

A data de 1º de maio foi oficializada como feriado, em homenagem ao dia do trabalhador, pelo Presidente Artur Bernardes, em 1925.

Antes da Era Vargas, o Dia do Trabalhador era visto como um momento de luta e protesto, mas a propaganda trabalhista de Getúlio Vargas transformou o dia em Dia do Trabalho, mudando profundamente as atividades realizadas no feriado, que passou a ser celebrado com festividades populares, desfiles e eventos similares.

Além disso, a publicação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ocorreu, justamente, no dia 1º de maio de 1943, atribuindo importância a esta data. A CLT sistematizou a legislação protetiva dos direitos dos trabalhadores e segue vigente – mesmo com muitas alterações – até os dias de hoje.

A data de 1º de maio é símbolo da luta dos trabalhadores por dignidade, justiça e igualdade. É uma lembrança poderosa do poder da solidariedade e da importância de defender os direitos humanos fundamentais no local de trabalho. Ao celebrarmos o Dia Internacional dos Trabalhadores, reconhecemos tanto as conquistas passadas quanto os desafios futuros, renovando nosso compromisso com uma sociedade mais justa e equitativa para todos.

Se você, leitor, tem alguma dúvida ou questão relacionada ao Direito do Trabalho, fique à vontade para entrar em contato: contato@vileladepaula.com.br.

Até a próxima semana!

Foto: Primeira manifestação operária, no dia 1º de maio de 1919, no Rio de Janeiro/ reprodução da Revista da Semana

Bruna Balthazar de Paula

O 1º de maio, mais que um feriado, é uma data significativa para os direitos do trabalhadores no mundo todo. Mas você conhece a origem dessa data comemorativa?

Advogada trabalhista, mestre em Direito e especialista em Direito e Processo do Trabalho. Professora da graduação em Direito e cursinho preparatório para concursos. Sócia integrante do escritório Vilela de Paula Advogados. Instagram @profbrunabalthazar e  @vdpadv

Leia todas as colunas sobre Direito do Trabalho

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.