Dia Internacional da Cerveja? Bora comemorar!

Primeira sexta-feira de agosto marca a homenagem à bebida preferida da maioria da população brasileira

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Comemorado até 2013 no dia 5 de agosto, o Dia Internacional da Cerveja teve sua data alterada, pelos criadores americanos, para cair sempre na primeira sexta-feira de agosto. Afinal, quer dia melhor para enfiar o pé na jaca… ops, beber cerveja? E esse ano coincidiu a data original com a sexta-feira. E o que significa isso? Que os bares, hoje (5), devem ficar cheios. E deve ter promoções também. Pelo menos, esperamos que sim.

O Beer Day tem um viés comercial? Claro que tem. Mas até que vale a pena, porque a cerveja tem um aspecto econômico muito importante para a economia nacional. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, atrás apenas da China e Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo, foram importadas mais de 4 mil toneladas da matéria-prima somente em 2021, uma movimentação na casa dos US$ 81 milhões.

Mas, além das marcas das grandes cervejarias que abastecem todo país, o brasileiro também é apaixonado por cervejas artesanais. Segundo o portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no ministério em 2020. De lá pra cá deve ter crescimento muito. Existe até uma associação voltada para cervejeiros artesanais, a Abracerva (sugestivo o nome, né?). E concursos nacionais para escolher as melhores.

Em março deste ano, a Concurso Brasileiro de Cervejas, que aconteceu na cidade catarinense de Blumenau. Na competição, foram inscritas 3.635 amostras de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições do concurso. A cervejaria gaúcha Além Bier foi eleita a melhor do Brasil e as três melhores cervejas foram a Grodziskie, da Cervejaria Blumenau, em primeiro lugar; a Unika, da cidade de Rancho Queimado (SC), em segundo; e uma India Pale Ale, da Cervejaria Bragantina, de Bragança Paulista (SP), em terceiro.

Mas tudo isso para dizer que cerveja é boa demais. Seja ela gourmet ou simples. Nada melhor que comemorar o Beer Day abrindo uma (ou várias) com os amigos, depois do expediente. Cheers!

Foto: Pexels

.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.