SESC Cadeião terá mês dedicado às mulheres

WhatsApp Image 2023-02-23 at 14.12.52 (1)

Mostra Mulheres Plurais no Cadeião começa na próxima quarta-feira (1) e se estende até dia 31

O LONDRINENSE com assessoria

O Sesc Londrina Cadeião Cultural preparou uma programação especial para comemorar o mês das mulheres. A programação, chamada de Mostra Mulheres Plurais no Cadeião, foi escolhida especialmente para destacar a produção de mulheres na arte e cultura começa dia 1 com debates, palestras, cinema, oficinas, show, espetáculos, clube de leitura e muito mais! A programação, em sua maioria, é gratuita, mas a organização pede doação de produtos de higiene, sobretudo absorventes, que serão distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Confira a programação completa no site.

Confira a programação para a primeira quinzena de março:

Clube de Leitura │ Híbrido │ Todas as 5ªs │ 19h30 │ Gratuito – A obscena senhora D, de Hilda Hilst: A prosa densa e radical de uma novela sobre o luto com fartas doses de dramaturgia, filosofia e poesia.

Bate-papos │ Presenciais │ Gratuitos

01/03 │ 4ª │ 19h

Mulheres Originárias – A literatura de autoria indígena, com Julie Dorrico e mediação de de Amanda Crispim – Um breve percurso a respeito da força das mulheres nativas na literatura e na produção artística; e como a oralidade se faz presente e vem abrindo cada vez mais espaço na contemporaneidade.

Julie Dorrico é Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS, Mestre em Estudos Literários e licenciada em Letras pela UNIR. É escritora, consultora, palestrante e pesquisadora de literatura indígena. Participou da curadoria de arte indígena em diferentes eventos e programações. Publicou a obra “Eu sou macuxi e outras histórias”, pela Caos e Letras (2019). Nasceu em Guajará-Mirim (RO), filha de mãe guianense e pai peruano, aos 26 anos soube que sua bisavó era macuxi e foi em busca de sua ancestralidade. Na caminhada, escreveu e organizou dezenas de livros, ensaios e artigos, além da websérie “Leia Autoras Indígenas”, no canal do YouTube.

Amanda Crispim é professora, formada em Letras pela UEL. Pesquisa as obras de Carolina de Jesus e de Conceição Evaristo, dois expoentes da literatura negra feminina brasileira. Integra o conselho editorial que supervisiona a produção de uma série da obra de Carolina Maria de Jesus a ser publicada pela editora Cia. das Letras. Em 2022, publicou o livro “A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola”, pela editora Malê.

10/03 │ 6ª │ 19hTodas as mulheres em Maria Valéria, com Maria Valéria Rezende e mediação de Layse Moraes – De freiras a revolucionárias, de idosas a jovens, passando por mulheres históricas e as de vida comum. Todas elas estão nas obras desta autora que movimentou o Mulherio das Letras.

Maria Valéria Rezende é paulista, mas vive na Paraíba desde 1976. Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e Mestre em Sociologia, dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular em diferentes regiões do Brasil e no exterior. Perto dos 60 anos começou a publicar literatura. O romance “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e Espanha. Participa de várias coletâneas no Brasil e diversos outros países. É ativista e participa do Movimento Mulherio das Letras. ​Ganhou o Jabuti, em 2009, na categoria infantil com a obra “No risco do caracol”; e em 2013 na categoria juvenil com o romance “Ouro dentro da cabeça”. Os Jabutis para Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção chegaram em 2015 com “Quarenta Dias” (Alfaguara). O romance “Outros Cantos” (Alfaguara, 2016) rendeu-lhe os prêmios Casa de las Américas, o São Paulo de Literatura e o terceiro lugar no Prêmio Jabuti. O livro Carta à Rainha Louca recebeu o terceiro lugar no Prêmio Oceanos, em 2020.

Layse Moraes é jornalista com graduação em Letras e mestrado e doutorado em Estudos Literários, pela UEL. Pesquisa a poética da cura na poesia contemporânea de autoria feminina. A partir da tese nomeada “A Poética da Cura na Literatura de Autoria Feminina”, passou a ministrar oficinas literárias e, em 2022, lançou o e-book gratuito “Pequeno manual de escrita afetiva: escrever do lado de dentro, escrever do lado de fora”, com propostas de escrita. O projeto teve patrocínio da do Programa de Incentivo à Cultura (Promic). Além disso, em 2022 teve projeto de oficinas contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura, além da publicação de seu primeiro livro.

11/03 │ Sáb │ 16hModos de Homem, Modas de Mulher, com Bianca Baggio – Algumas reflexões sobre a construção dos gêneros a partir da vestimenta e dos comportamentos, as transgressões desses conceitos e, também, as ressignificações a partir da moda.

Bianca Baggio é estilista, produtora e educadora. Pesquisa e desenvolve técnicas de produção utilizando resíduos têxteis como matéria-prima, além de promover o desenvolvimento socioambiental através de projetos e oficinas. Em 2012, inaugurou o braço social da marca, projeto chamado Retraço Novo, em que oferece oficinas e cursos de capacitação em corte e costura, patchwork e empreendedorismo para mulheres apenadas e/ou em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de incentivar o trabalho e renda.

O Sesc Londrina Cadeião Cultural fica na Rua Sergipe, 52 – Centro. Fone: 43 3572-7700

Foto: Maria Valéria Rezende/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

O espelho sombrio de Trump

As ações do presidente estadunidense Donald Trump são um espelho terrível do que poderia ser o Brasil se as eleições de 2022 tivessem outro resultado

Leia Mais
plugins premium WordPress