Evento está rolando desde a noite de quinta e vai até segunda, com 39 atrações de seis países
O LONDRINENSE
Ele chegou à 22ª. edição. O Psycho Carnival, realizado em Curitiba, é hoje um dos maiores festivais de psychobilly do mundo. E neste ano, depois de dois anos parado por causa da pandemia, o festival retoma com força total. A programação começou na quinta-feira (16) e vai até a próxima segunda (20) reunindo os grandes nomes do País e até do exterior (Espanha, Alemanha, Países Baixos, Colômbia e Chile) em shows, workshops e palestras. Três bandas de Londrina vão estar lá – Frenetic Trio, Stompin’ Mutants e Billys Bastardos, assim como um público fiel que, todos os anos, se desloca para capital paranaense para participar desse “carnival”.
Segundo Vladimir Urban, o Vlad, guitarrista de Os Catalépticos – que era formada também por Gustavo Rodrigues (Gus Tomb), baixo de pau (acústico) e Ricardo Huczok ( Mutant Cox), baterista –, um dos criadores e organizadores do evento, esta edição será marcante. “O Psycho Carnival é muito importante para marcar a retomada cultural que está acontecendo no Brasil. Uma das principais características dos festivais de Psychobilly é a questão do encontro dos integrantes da cena. É o momento no qual as pessoas se deslocam até de outros países para se reunirem. Todos estavam com muitas saudades e, por isso, essa volta nos deixa muito felizes”, diz.
O evento também será uma homenagem a Gus Tomb, que faleceu em 2021 e era um dos maiores entusiastas do Psychobilly. Gus foi um dos baixistas mais criativos e velozes da história do Psychobilly e influenciou instrumentistas de todo o mundo. As homenagens começam já no cartaz do evento, criado pelo artista espanhol Oscar Hertin, de quem Gus era um grande fã. Além de fazer parte do trio Os Catalépticos, Gus também integrou outras bandas importantes no underground curitibano e brasileiro, entre elas, Os Missionários, um dos primeiros grandes nomes do Psychobilly no Brasil.
A expectativa para a realização do festival era tão grande que, em novembro, quando a organização anunciou que o festival seria realizado, várias bandas sul-americanas, norte-americanas e europeias entraram em contato para tocar no evento. Esse interesse fez com que a grade de shows saltasse de cinco para sete shows por noite. Outro fato que mostra a importância do Psycho Carnival para a cena cultural brasileira é a presença da banda alemã Pisscharge.
Formada na cidade de Hannover, o grupo conta com a ex-vocalista do grupo curitibano AAAAAA Malencarada, Kassandra Speltri, e está vindo ao Brasil por meio de um projeto cultural do Goethe-Institut, de Munique. “Nós já tivemos algumas parcerias bem-sucedidas com o Vlad Urban e com o festival. Quando eu fui consultada pela nossa matriz, que recebeu o pedido de apoio da banda alemã, o meu aval foi positivo e, desta forma, o fomento foi concedido. Nós ficamos bem contentes!”, diz a diretora do Goethe de Curitiba, Claudia B. I. Römmel.
Apesar de ter foco no Psychobilly, o Psycho Carnival também abre espaço para outros estilos do underground. O lineup desta edição é composto por bandas de diversos gêneros musicais, entre eles, o Punk Rock, o Outlaw Country e a Surf Music. No total serão 39 atrações diferentes. E além dos shows pagos com base mo Jokers Pub, haverá também shows gratuitos no Teatro Universitário de Curitiba (TUC) e no Largo da Ordem. A programação completa e ingressos podem ser encontradas no Sympla.
Programação paralela
Na programação paralela do evento, um workshop ministrado pelo produtor visual e fotógrafo Cleiner Micceno, sobre técnicas de gravação de vídeo utilizando câmeras simples. O objetivo é ajudar a bandas a mostrar a viabilidade da suas produções e divulgação de trabalhos pessoais ligados à música ou artes em geral. A oficina acontecerá no sábado (18) e na segunda-feira (20), a partir das 10h, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). A ideia é fazer com que, em um futuro próximo, os participantes possam também possam ter qualificação técnica para produzir conteúdo e, assim, ajudar a fortalecer a cena underground curitibana e brasileira.
Outra novidade é a participação do Instituto Todas Marias, que faz um trabalho muito sério no acolhimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, principalmente de mulheres, crianças e pessoas LGBTQIA+. Por isso, o Psycho Carnival abre espaço para essa iniciativa porque Rock é arte e diversão, mas também precisa ser um meio para conscientizar a sociedade sobre essas questões que são tão relevantes em qualquer contexto social. “Aproximadamente 78% das mulheres já sofreram assédio em baladas, então precisamos falar sobre isso! Por esse motivo, o Instituto Todas Marias topou o convite para estar no evento”, diz Goretti Bussolo, fundadora do Instituto e especialista em políticas para mulheres.
Durante todos os dias do festival, uma representante da ONG estará presente no estande “Psycho Carnival e Todas Marias Contra o Assédio”, montado no segundo andar do Jokers, no bazar do evento. No local, serão atendidas todas as pessoas que queiram algum tipo de orientação em relação ao assédio e às atitudes que podem ser tomadas contra essa prática desrespeitosa. “Trazer o assunto para discussão é a forma de ajudar a criar uma cultura de respeito, do combate à misoginia estrutural e do estigma que existe de que a cena Rock é lugar de assédio. É necessário diferenciar as coisas porque só é paquera quando houver o ‘sim’ de ambas as partes. Diferente disso, é assédio e isso precisa parar”, complementa Bussolo.
Para completar, sessões de bate-papo culturais também serão realizados no TUC, com mediação da jornalista Adriane Perin. A entrada é gratuita. Os bate-papos acontecem no sábado (18) e segunda (20), das 15h às 17 horas. Nas conversas, temas como a inclusão de bandas e artistas nas opções de políticas públicas e as possibilidades de intercâmbio cultural com outros países.
Serviço
O quê: 22ª edição do festival Psycho Carnival.
Quando: de 16 a 20 de fevereiro de 2023.
Onde: Jokers Pub (Rua São Francisco, 164, Centro, Curitiba) – Lado B, TUC, Cão Velho e Janaíno Vegan.
Quanto: De R$ 120 a R$ 400. Ingressos à venda na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/psycho-carnival-2023/1794643). Os pontos físicos de venda são o Jokers (Rua São Francisco, 164, Centro), Lado B (Rua Inácio Lustosa, 517, Centro), Let’s Rock (Praça Tiradentes, Galeria Pinheiro Lima, lojas 03 e 04, Centro) e Cervejaria Maniacs (Av. Munhoz da Rocha, 1049, Cabral).