Show histórico reúne no palco do Ouro Verde, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola e a banda londrinense Aminoácido
O LONDRINENSE com assessoria
A edição especial projeto circulasons, que celebra os 70 anos do Teatro Ouro Verde UEL com a Semana Arrigo Barnabé encerra neste sábado, dia 1º de outubro com o memorável show Clara Crocodilo, que vai reunir o homenageado, a cantora e compositora Tetê Espíndola e a banda londrinense Aminoácido.
A extensa programação, realizada totalmente no Teatro Ouro Verde envolveu mostra de filmes, palestras, lançamento de livro e bate-papo em torno da obra do artista. “Arrigo barnabé é um dos compositores mais inovadores, mais criativos, instigantes e inventivos que temos no Brasil. E para comemorar os 70 anos do Ouro Verde, o circulasons quis presentear Londrina, a UEL e me pareceu totalmente adequado celebrar com esta homenagem ao Arrigo”, comenta Janete El Haouli, curadora e idealizadora do circulasons.
“O encontro de Arrigo, Tetê e a banda londrinense Aminoácido encerra a edição especial do circulasons de forma muito especial. Clara Crocodilo é uma obra marcante, que representa um momento muito importante da música brasileira. Espero que os ouvidos atuais estejam calibrados para a escuta. Que essa música nos toque, que nos faça refletir. A música, e essa em especial, pede uma escuta ativa, criativa e poética”, diz Janete.
Feliz e emocionado
Cantor, compositor e instrumentista, Arrigo Barnabé é um dos grandes expoentes da chamada Vanguarda Paulista. Traz em sua obra conceitos de música erudita, narrativa de histórias em quadrinhos, jazz, pop e música popular brasileira. Com “Clara Crocodilo“, seu primeiro disco, ganhou destaque na cena musical brasileira a partir de 1980, com a fusão entre música popular urbana e música erudita contemporânea.
O artista retorna à cidade para esta merecida homenagem. “Estou contente e muito emocionado com a homenagem. Estávamos programando uma comemoração no meu aniversário de 70 anos em 2021, mas a pandemia adiou o projeto. A Janete sugeriu aproximar as duas celebrações com este evento”, conta o compositor.
A primeira vez no Ouro Verde
Entre as memórias de infância do compositor, uma lembrança marcante envolve o Ouro Verde. “A primeira vez que fui ao cinema foi no Ouro Verde. Nossa tia nos levou – eu e meu irmão Marcos – para uma matinada num domingo de manhã. Quando vi o rugido do leão da Metro, saí correndo. Devia ter uns 5 anos.”
O compositor lembra também do clima glamouroso do cinema, que tinha um sistema de iluminação especial nas paredes laterais da sala que se apagava ao som de “Teresinha de Jesus”. “Eu conheci o local como Cine Ouro Verde, com a escadaria que dava acesso à bomboniere, e o mezanino que ficava cheio nos grandes lançamentos”, relembra.
No palco com Tetê e Aminoácido
A última apresentação de Arrigo no Ouro Verde foi no projeto circulasons em 2019, com músicas de Roberto Carlos, e ele não esconde a alegria com esta nova apresentação. “Estou muito contente em fazer esse show com a Tetê, minha parceira de vários projetos. Já a banda, eu conheci quando estive na cidade pelo circulasons e recebi um CD deles. Achei que seria legal fazermos um trabalho juntos, e quando a Janete trouxe a ideia do show, eu sugeri o Aminoácido.”
Alta expectativa
Desde 2017 na ativa, a banda Aminoácido mergulha no humor e no nonsense como meio de transgressão de gêneros musicais que você já conhece, como o rock, funk, jazz e pop. É formada por Thiago Franzim (guitarra/voz), Cristiano Ramos (guitarra/voz), Lugue Henriques (baixo), Fábio Tanaka (sax/synth) e Clara Striquer (voz).
Assim que a curadora do circulasons fez o convite, em 2020, a banda recebeu as partituras feitas para orquestra e iniciou os trabalhos de adequação e arranjo para banda. “O Arrigo deixou muito aberto para sugerirmos versões do que a gente curte. Nossa expectativa está lá em cima. Estamos muito emocionados e honrados em fazer parte desse momento. O Arrigo e a Tetê são dois artistas, grandes ícones da música, e estar com eles tem um peso enorme para nossa carreira e trajetória”, contam os músicos Thiago Franzin e Cristiano Ramos.
Tetê em Londrina
Outra presença luxuosa é de Tetê Espíndola. Cantora, compositora e instrumentista, que tem carreira baseada na multiplicidade, com incursões pela vanguarda, no pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico, experimentalismos com pássaros, enfim, um leque de opções que sua voz absolutamente rara, de timbre ímpar e extensão incomum, lhe proporciona.
Ela fará uma participação especial, homenageando a obra de Arrigo Barnabé com algumas de suas valsas especiais. “Será um momento totalmente íntimo da musicalidade dele. Tudo começou quando o Arrigo me convidou para interpretar no MPB Shell em 1981, a valsa “Londrina”. A partir daí eu nunca mais deixei de cantar essa música. Eu sempre achei Londrina uma cidade muito bonita, com muito verde então agora, voltando para participar do projeto circulasons, estou animada e muito agradecida pelo convite”, revela a cantora.
Ingressos: Ainda há ingressos para o show, à venda exclusivamente pela plataforma Sympla no valor de R$100 (R$ 50 meia). As taxas de serviço de 10% da sympla estão embutidas no valor final do ingresso. Link: https://bit.ly/circulasons2022
O projeto circulasons – 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde UEL | Semana Arrigo Barnabé tem o patrocínio da A.Yoshii, UNIMED, Uniprime, Raul Fulgencio e MOC Sal. Apoio: Casa de Cultura da UEL, Rádio UEL FM, Restaurante Brasiliano, Recanto Dá Licença, Áudio Sonora, Hotel Crystal, Folha de Londrina, Pajolla Mídia, Ibrahim Gastronomia, Kinopus, Midiograf, Visualitá, Vertigo Filmes, Sonkey, Leste.
Realização: TOCA arte ação criação
Curadoria: Janete El Haouli
Produção: Janete El Haouli e Fabrício Polido
Foto: Gal Oppido