A estreita relação de Arrigo Barnabé com o cinema é o tema da mostra
O LONDRINENSE com assessoria
A programação do projeto circulasons – 70 anos do Teatro Ouro Verde | Semana Arrigo Barnabé será aberta nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 30 (sexta), com Mostra de Filmes que traz um recorte dos filmes e documentários em que Arrigo atua como ator ou como compositor de trilhas sonoras. A curadoria é do cineasta Rodrigo Grota e as exibições serão gratuitas, sempre às 16h e 19h30, sempre no Ouro Verde.
A Semana Arrigo termina com o show Clara Crocodilo no dia 01 de outubro às 20h no Ouro Verde com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola e a banda londrinense Aminoácido. Ingressos à venda somente pela .
Voltando para a Mostra de Cinema, serão exibidas obras de diretores como Rodrigo Grota, Rogério Sganzerla, Chico Botelho, Cristina Santeiro, Paula Gaitán, Pryscila Bettim, Renato Coelho, Alain Fresnot e Junior.
Arrigo Barnabé é um nome reconhecido por sua obra musical, mas também pelo extenso e criativo trabalho no cinema. “Fizemos um recorte da obra do Arrigo para esta edição do circulasons, como uma forma de realizar uma dupla homenagem: ao Arrigo e aos 70 anos o Ouro Verde. A proposta foi de apresentar a diversidade dos trabalhos dele, e também, trazer obras que são inéditas em Londrina”, explica o curador da Mostra, Rodrigo Grota.
Uma amostra da Mostra
O nome de Arrigo Barnabé na área cinematográfica começa a surgir nos 1970 em produções de curtas-metragens e assinando trilhas. “O primeiro filme relevante é onde ele faz o Orson Welles no filme de Rogério Sganzerla, “Nem Tudo é Verdade”. O registro onde Arrigo se aproxima do personagem de Welles é fascinante.”
Em 1986, ele estrela “Cidade Oculta” como protagonista da trama, assinando a trilha sonora e na elaboração do roteiro juntamente com o diretor Chico Botelho. “É um filme muito representativo do cinema dos anos 1980, com uma atmosfera visual muito particular de São Paulo, influências do cinema sci-fi, um ambiente neo gótico, misturado com cinema noir.”
A curadoria da Mostra de Filmes da Semana Arrigo Barnabé também traz obras mais recentes como “Ostinato”, de Paula Gaitán, de 2021 e “Amigo Arrigo”, de Alain Fresnot, de 2020. “Também vamos mostrar o “Inimigo público n. 1”, show de 2004 onde Arrigo toca todas as músicas do Clara Crocodilo. Vamos exibir “Londrina em 3 movimentos”, onde ele assina a trilha, e nossa parceria mais recente, “Passagem Secreta”, onde ele faz um vilão”, revela Grota.
Documentários
Rodrigo Grota também destaca o documentário “Infinito Interior” sobre Nise da Silveira, médica psiquiatra que revolucionou o tratamento mental no Brasil, que será exibido no canal Curta!, e onde Arrigo assina uma música.
Outro trabalho dentro da Mostra é o curta “A Estória de Clara Crocodilo”, de Cristina Santeiro, em que ele participa atuando, e por fim, “Cidade dos Abismos”, filme experimental de Pryscila Bettim e Renato Coelho, com trilha sonora de Arrigo Barnabé. “Não estamos trazendo toda a produção dele, mas um recorte dos filmes dele, com uma curadoria que dialoga muito com o circulasons”, reforça Rodrigo Grota.
Livro, palestra e bate-papo
Nesta semana especial, também está previsto o lançamento do livro “Jardim de Inverno & Verão” de Cristina Santeiro, poeta, cineasta e incansável trabalhadora do mundo do audiovisual, no dia 28 (quarta-feira) às 21h no Teatro Ouro Verde. O livro foi editado pelo selo Cambalache. Cristina também terá seu curta-metragem “A Estória de Clara Crocodilo” exibido às 19h30.
A arquiteta Juliana Suzuki também está presente na programação, com a palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: A trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, no dia 29 de setembro às 16h. E no dia 30 (sexta), após exibição do filme “Amigo Arrigo”, de Alain Fresnot e Junior, será realizado um bate-papo com a participação de Arrigo Barnabé, do cineasta Rodrigo Grota e do jornalista Carlos Eduardo Lourenço Jorge.
Confira a programação completa:
HOJE (26)
16h – Passagem Secreta, de Rodrigo Grota (2021, 95 min)
Sinopse: Alice precisou se mudar para uma cidade pequena, e ao chegar, começa a morar com o tio, por conta de problemas em casa. Lá, ela acaba conhecendo pessoas novas e fazendo um novo grupo de amigos. A partir desse encontro, ela descobre uma espécie de portal mágico em um parque de diversões, e ao invadir o parque em uma brincadeira para salvar um colega, Alice começa a descobrir segredos sobre sua identidade. A jovem agora precisa fazer escolhas difíceis e enfrentar perigos desconhecidos.
19h30 – Nem Tudo é Verdade, de Rogério Sganzerla (1986, 95 min)
Sinopse: No Brasil, o cineasta norte-americano Orson Welles tenta filmar o documentário “Tudo É Verdade”. Movido por idealismo cívico e na trilha da chamada política da boa vizinhança, implantada pelo presidente Franklin D. Roosevelt, Welles apaixona-se pelas coisas brasileiras. Um filme ensaio de caráter especulativo, tentando mostrar como a vinda do Orson Welles teme impacto na cultura brasileiro.
Dia 27 terça-feira
16h – Ostinato, de Paula Gaitán (2021, 56 min)
Sinopse: Em música, um ostinato é um motivo ou frase musical que é persistentemente repetido numa mesma altura. A ideia repetida pode ser um padrão rítmico, parte de uma melodia ou uma melodia completa.
19h30 – A Cidade dos Abismos, de Pryscila Bettim & Renato Coelho (2021, 96 min)
Sinopse: Em uma fatídica noite de véspera de Natal, Glória, Maya, Bia e Kakule se encontram num bar no centro da cidade de São Paulo. Em meio a solidões, conexões e desconexões, Maya é assassinada. Um inexorável anseio por justiça perpassa o destino dos personagens, que se unem saltando em direção ao abismo.
Dia 28 quarta-feira
16h – Londrina em Três Movimentos, de Rodrigo Grota (2004, 15 min)
Sinopse: Uma cidade vazia apresentada a partir de três perspectivas: a natureza, o urbano e o imaginário.
Inimigo Público n.1, de Rodrigo Grota (2005, 46 min)
Sinopse: Bastidores do show Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé e a Banda Sabor de Veneno. Gravado em setembro de 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
19h30 – A Estória de Clara Crocodilo, de Maria Cristina Santeiro (1981, 10 min)
Sinopse: Clara Crocodilo é um ser da ambiguidade, meio humano-meio réptil, meio homem-meio mulher, como expresso em seu nome, o que lembra a androgenia da contracultura. O monstro é descrito como um transgressor da ordem social, o “inimigo público número um”.
Cidade Oculta, de Chico Botelho (1986, 70 min)
Sinopse: Depois de cumprir pena de sete anos na cadeia, Anjo reencontra seu antigo comparsa, agora chefe de uma organização, e se envolve com Shirley Sombra, estrela do submundo. Ele também arruma inimizade com um policial corrupto.
21h – Lançamento de livro
Lançamento do livro “Jardim de Inverno & Verão”, de Cristina Santeiro (2022, Editora Cambalache)
Dia 29 quinta-feira
16h – Palestra
Palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: a trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, com a profª dra. Juliana Suzuki
19h30 – Homenagem a Ricardo Costa Barros (Carioca)
Infinito Interior, de Rodrigo Grota (2022, 70 min, pré-estréia)
Episódio da série Cientistas Brasileiros, dedicado à obra e pensamento de Nise da Silveira.
Dia 30 sexta-feira
19h30 – Amigo Arrigo, de Alain Fresnot & Junior (2020, 78 min)
Sinopse: “Amigo Arrigo” é um documentário de longa-metragem sobre o multiartista Arrigo Barnabé. Arrigo é Maestro, Compositor, Cantor e Ator, e sua obra “Clara Crocodilo” está consolidada na lista dos mais importantes discos da História da Música Brasileira. O filme aborda o início de sua carreira em Londrina, sua importância no movimento Vanguarda Paulistana. Também sua carreira como ator e compositor de trilhas musicais para filmes, seu trabalho erudito, óperas e missas e sua importância na valorização e recuperação da obra de Lupicínio Rodrigues. Mescla de materiais históricos de arquivo e filmagens contemporâneas o filme inclui depoimentos de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Elis Regina e tem músicas interpretadas por Vania Bastos, Cassia Eller, Caetano Veloso, Tetê Espíndola, e o próprio Arrigo entre outros.
Bate-papo
Bate-papo com Arrigo Barnabé, Rodrigo Grota e Carlos Eduardo Lourenço Jorge
Assinatura: O projeto circulasons – 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde UEL | Semana Arrigo Barnabé tem o patrocínio da A.Yoshii, UNIMED, Uniprime, Raul Fulgencio e MOC Sal. Apoio: Casa de Cultura da UEL, Rádio UEL FM, Restaurante Brasiliano, Recanto Dá Licença, Áudio Sonora, Hotel Crystal, Folha de Londrina, Pajolla Mídia, Ibrahim Gastronomia, Kinopus, Midiograf, Visualitá, Vertigo Filmes, Sonkey, Leste.
Realização: TOCA arte ação criação
Curadoria: Janete El Haouli
Produção: Janete El Haouli e Fabrício Polido
Foto: Divulgação