Skip to content

Projeto Oficinas Kinoarte 2024 promove duas oficinas voltadas ao universo da animação

As oficinas de Roteiro para Animação Infantil e Stop Motion serão realizadas este mês, de forma on-line e gratuita; ações são voltadas a pessoas com idade a partir de 16 anos

A Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina promove, neste mês, duas oficinas voltadas ao universo da animação, para estimular a produção audiovisual local, proporcionar acesso ao conhecimento especializado e enriquecer a perspectiva dos participantes. As atividades serão realizadas de forma gratuita e on-line, através da plataforma Zoom, e são abertas a participantes de todos os níveis de experiência que tenham acima de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas através do site da Kinoarte.

LEIA TAMBÉM

Segundo um dos coordenadores das oficinas da Kinoarte, Artur Ianckievicz, as ações trazem profissionais que atuam em diferentes áreas do cinema e desenvolvem seus trabalhos em diferentes lugares do Brasil. “As oficinas buscam oferecer à população londrinense, que tem interesse em cinema ou que está começando a se envolver na produção audiovisual da cidade, a oportunidade de ter contato com diferentes referências e pontos de vista. Dessa forma, promovem um rico intercâmbio de experiências para, a partir destes encontros, capacitar cada vez mais os profissionais do audiovisual e os cinéfilos de Londrina e da região”, contou.

Realizada entre os dias 10 e 11 de abril, a oficina de Roteiro para Animação Infantil será ministrada por João Henrique Marinho de Souza, um dos idealizadores do projeto Mundo Bita. Trata-se de uma oportunidade para aspirantes a roteiristas e entusiastas da animação aprimorarem suas habilidades a fim de formatar ideias para um público infantil de 0 a 12 anos.

Projeto Oficinas Kinoarte 2024 oferece duas oficinas neste mês, on-line e gratuitas, para quem quer começar a entender a Animação Infantil e Stop Motion
Divulgação

Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de explorar os fundamentos da escrita de roteiros para animações infantis e, ao longo de dois dias intensivos, serão abordados aspectos cruciais como a estrutura narrativa, o desenvolvimento de personagens e a criação de universos cativantes. Para esta oficina, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário on-line.

Já a oficina de Stop Motion, destinada a quem queira aprender mais sobre a história, bem como as aplicações da animação em Stop Motion no Brasil e no mundo, será realizada entre os dias 16 e 17 de abril, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (2).

A partir de seus mais de 20 anos de atuação, o animador mineiro, Sávio Leite, se propõe a refletir, ao longo de dois dias, sobre a importância do uso da técnica de animação em Stop Motion como ferramenta e linguagem. Na ocasião, os alunos, a partir de análises detalhadas de obras e demonstrações práticas, terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e adquirir habilidades valiosas neste campo.

Segundo Leite, as expectativas para a oficina são as melhores possíveis. O animador ainda aponta que, mesmo sendo on-line, a atividade visa despertar o interesse de pessoas por essa técnica que tem crescido no Brasil. “A oficina será dividida em duas partes. No início, falarei do Stop Motion desde as suas origens até mostrar produções contemporâneas internacionais. No segundo dia, vou falar sobre uma pesquisa que tenho feito sobre stop motion no Brasil e seus antecedentes. Na ocasião, também mostrarei produções contemporâneas premiadas, mas que são praticamente invisíveis para um público maior”, contou.

Oficinas Kinoarte

As ações integram o projeto Oficinas Kinoarte 2024, que busca ofertar uma programação diversificada que abrange teoria e prática, proporcionando uma experiência completa de aprendizado cinematográfico aos integrantes das oficinas. A iniciativa é uma realização da Kinoarte, com produção da Leste BR e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

LEIA TAMBÉM – A dengue, a crise e os caminhos para superar doenças negligenciadas

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.