Divindade da MPB, CAYMMI será reverenciado nesta quinta (28)

AAFOTOCAYMMI

Músicos de Londrina promovem tributo ao compositor baiano, que completaria 105 anos em 2019.  Show acontece às 21 horas, no Bar Valentino. Ingressos a R$ 15,00

Equipe O Londrinense com

Assessoria de Imprensa

Divindade da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi (1914-2008) terá sua obra revisitada em tributo musical, que acontece nesta quinta-feira (28.03) num dos palcos mais sagrados de Londrina: o do Bar Valentino. O espetáculo terá início às 21 horas. Apoio: Rádio UEL FM

Caymmi de Todos os Encantos tem direção musical de Marcos Santos (violão), um dos mais respeitados músicos de Londrina. Produção executiva de Greg Devides, (bateria), em parceria com Red Fox Estúdio. Ambos participam do espetáculo.

No palco estarão também Marcia Santos (voz e contrabaixo) e a cantora Marta dos Santos que, juntamente com o irmão Marcos Santos, escreveram um capítulo especial na noite londrinense. O show terá a participação do jornalista e cantor Antônio Mariano Júnior e do percussionista Lázaro Lima.

Greg Devides foi quem idealizou o show com os lendários Irmãos Santos – Marta, Márcia e Marcos – em atividade há mais de quatro décadas. “Toquei com eles em algumas ocasiões; são profissionais com extremo apuro musical. Levei sugestões do que poderia se transformar num show. Chamei também o [Antônio] Mariano pela proximidade com os músicos e, em comum acordo, Caymmi prevaleceu”, informa.

REPERTÓRIO

O roteiro do show, certo? Pois bem. “Das Rosas”, sugeriu um.  “Adalgisa”, cantarolou outro. “Milagre” teria que entrar. “Sábado em Copacabana”, não poderia ficar de fora. “Preta do Acarajé”, imprescindível, bem como “A Mãe d´água e a menina” e “Canoeiro (Pescador)”, belas canções pouco lembradas.

Sim, “Samba da minha terra” consta no set list. Quase não entrou, pode?! Não por isso ou aquilo, mas para contemplar outras maravilhas. “É como não cantar `Parabéns a você´ num aniversário”, argumentou alguém com veemência. Entrou!

O repertório de Caymmi de Todos os Encantos contempla a canções praieiras e também urbanas. Sambas prevalecem, mas o show terá momentos intimistas e breves textos.

DATA REDONDA

Caymmi de Todos os Encantos foi concebido com zelo e acuidade de sentidos por se tratar de compositor admirado por todos do Grupo Só Brasil. Assim foi nominado o sexteto, formado especialmente para o show.

Os ensaios começaram em janeiro deste ano. Num dos primeiros encontros, com o repertório praticamente definido, alguém lembrou que, em 2019, Dorival Caymmi completaria 105 anos de idade.

Os integrantes do grupo desconheciam a data redonda. Sério mesmo!!! Afinal, a atemporalidade e a importância da obra prevaleceram para a formatação de Caymmi de Todos os Encantos.

Portanto, Londrina integra as homenagens que serão feitas, neste ano, Brasil adentro, a um dos maiores expoentes da MPB de todos os tempos. Os tributos foram iniciados em janeiro por Danilo Caymmi, filho do compositor.

Saudar um certo baiano de nome Dorival requer sensibilidade e, sobretudo, responsabilidade. Um certo Caymmi que compôs estimadas 107 canções praieiras e urbanas, em 94 anos de vida.

Tornou-se imortal no dia 16 agosto de 2008. Ou melhor, transformou-se num orixá. Convive intimamente com Oxum e Dona Janaína, também conhecida, no Brasil como Dona Iemanjá. Da Silva, certamente.

Por conta disso, Adalgisa até hoje manda dizer o seguinte: “A Bahia tá viva ainda lá, com a graça de Deus, ainda lá”.

SERVIÇO

Caymmi de Todos os Encantos, estreia do show na quinta-feira (28 de março), às 21 horas, no Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486, Londrina – PR). Fone: (43) 3348-0791). www.barvalentino.com.br

INGRESSOS

  • R$ 15,00

Foto: Amai Fotografias/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress